UM POST SOBRE DIZER "NÃO"


Se não é um "sim" óbvio, então é um "não" óbvio. É com essa frase que eu começo esse post. Passei
muito tempo da minha vida aceitando muita coisa que não queria e hoje vejo como isso me fez mal. De aceitar convites até situações que me incomodavam, fui aceitando e aceitando. As vezes com um "sim" que deveria ser "não" e as vezes com um "pode ser" que deveria ser "não" também. Vocês já passaram por isso?

VOCÊ NÃO PRECISA DIZER SIM QUANDO NA VERDADE QUER DIZER NÃO

Comigo isso acontecia (e as vezes ainda acontece) pelo medo da rejeição, de desagradar os outros envolvidos, por ser mais fácil, pra ser simpática, enfim, por vários motivos. É algo inconsciente que fazemos sem nem nos darmos conta do motivo. 

Muitas vezes já recebi pedidos de favores que iriam me atrasar ou atrapalhar e acabei aceitando. Muitas vezes já fui para festas e lugares que eu não queria para não discordar ou ficar mal com alguém. Nossa, sério. Chega a ser bizarro quando olho para trás. Dizer sim pra tudo é anular suas vontades. Aqui não estou entrando em questões como oportunidades que deixamos de lado por medo, ansiedade ou algo assim, ok? É aquele "não" certo, que você sabe que pode te prejudicar, te deixar mal ou que simplesmente não condiz com seu momento. 

NÃO É EGOÍSMO. É AUTOCUIDADO

Eu tenho começado a exercitar os meus "não" de forma simples. Recusando roles aleatórios, falando que não concordo, que não posso fazer, que não QUERO fazer. Não precisa ser grosso, não precisa ser antipático. Se a pessoa quer o seu bem, vai entender sua posição e sua vontade. Caso contrário, infelizmente não tem como agradar todo mundo, mas você deve se colocar na frente. Não digo de forma egoísta, pelo contrário, muito longe disso. É por autocuidado, por amor a si próprio. Até porque, quando fazemos algo contrariados, dificilmente coisas boas saem dali, né? Então qual o propósito? 

Quando você é do tipo que aceita tudo e quer sempre dizer sim, muitas pessoas abusam disso. Elas já sabem da sua dificuldade em recusar e se impor, por esse motivo, sempre vão recorrer a você, que está sempre a disposição aceitando o que forem pedir ou sugerir. Não é que todo mundo faça por maldade, mas é bom ficar de olho. Será que isso não está acontecendo com você?

NÃO MINTA SOBRE O MOTIVO

De nada vai adiantar se você recusar algo e mentir sobre o motivo. Isso vai te deixar se sentindo culpado e muitas vezes a mentira tem perna curta. É só mais uma preocupação na sua mente. Seja firme, fale que não quer/pode e pronto. Se for um convite, seja educado, agradeça de forma gentil. 

Da mesma forma, falar "vou pensar" ou "mais tarde eu aviso" quando você já sabe que não quer, não ajuda em nada. Só cria mais estresse. 

-

Esse post foi mais um desabafo porque esse assunto tem ficado na minha cabeça já tem um tempo. Alguém já passou ou passa por isso? Um beijo!

4 comentários

  1. A pior coisa [e dizer sim, e ficar reclamando mentalmente depois para si.

    www.nataliloure.com.br

    ResponderExcluir
  2. saber dizer nao é mesmo super importante! nao da pra concordamos com tudo o tempo inteiro mesmo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Sim! Eu estou aprendendo todos os dias a exercitar o não. E é um fato que quando as pessoas percebem que você sempre está ali aceitando tudo e disposto a ajudar, elas acabam se aproveitando demais disso. Hoje eu tento ser mais firme com as minhas vontades, aprender a ME respeitar mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu super me vi em você!!
    Também sou assim de dizer sim pra tudo, e bem por esses motivos de "medo da rejeição, de desagradar os outros envolvidos, por ser mais fácil, pra ser simpática etc"
    Percebi isso a pouco tempo sabe? Inclusive quando disse não pra uma amiga e ela surtou comigo por isso. Foi uma situação bem complicada e chata, a partir de então eu comecei a perceber que não é errado eu dizer não para coisas que eu não quero e não posso e isso não me torna uma pessoa horrível, é apenas o autocuidado e minha opinião.
    Enfim, que esse ano possamos dizer mais nãos sem culpa ou medo.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir

TOPO