NATAL MINIMALISTA: O QUE DAR DE PRESENTE?


Olá pessoas! Fê por aqui pra falar com vocês sobre a minha época favorita do ano e dar dicas de como presentear as pessoas nesse Natal de uma forma mais minimalista e sustentável!

Primeiramente quero dizer que para mim o Natal é uma data para agradecermos, passarmos com a família (seja ela pequena ou grande). É um dia de esperança, alegria e gratidão. Por isso, presentes não são o mais importante, sendo minimalista ou não. Mas é claro que é uma tradição e que todos gostamos de presentear e sermos presenteados em datas especiais, né? :)

Aposto que você já recebeu algo que não gostou ou que não tinha utilidade e depois nem sabia o que fazer com aquilo. Isso acontece muito! Por isso vou compartilhar com vocês dicas e sugestões de como presentear sem se preocupar com aquele medo de a pessoa não gostar e você ficar com a sensação de que o seu dinheiro foi pro lixo. HAHA 

PRESTE ATENÇÃO NO QUE A PESSOA DIZ DURANTE O ANO

Minha primeira dica é prestar atenção em conversas e saídas o ano todo. Muitas vezes a gente fala coisas que queremos ganhar, comprar ou fazer durante o ano e acabamos adiando ou largando pra lá (eu faço muito isso, pena que o João não se liga muito hahaha). Pode ser uma blusa, uma viagem, um sapato, brinquedo, um curso. Guarde o que a pessoa que você quer presentear diz nesses momentos em uma listinha e não vão faltar ideias do que dar!

EVITE COMPRAR EM CIMA DA HORA

A chance de escolher qualquer coisa, de pagar mais caro ou de ficar estressado devido a filas por exemplo, é muito grande quando deixamos para comprar presentes em cima da hora. A gente acaba comprando "qualquer coisa" ou algo genérico apenas para dizer que compramos. Pode até ser que a pessoa goste, mas não é bem melhor fazer as coisas com calma e intenção

O QUE DAR DE PRESENTE?

Se você não tem uma listinha do que a pessoa já demonstrou interesse e quer simplesmente arriscar, vou dar sugestões do que EU acredito que não tem erro! HAHA

  • Faça você mesmo. No Pinterest tem várias ideias de presentes, cartões e coisas assim. Vale a pena procurar alguma e dar o seu toque especial. Dificilmente alguém não vai gostar de algo feito por você, porque é nítido que você se esforçou e colocou amor ali. :) 
  • Algo de comer. Eu voto por chocolates e chocottones porque eu amo! Mas tem quem não goste ou não pode comer, então vale escolher algo que você sabe que a pessoa vai comer até o último pedacinho feliz da vida. Se quiser arriscar uma receita, melhor ainda!
  • Cursos. Se você conhece os interesses da pessoa e sabe um curso legal que ela possa gostar, por que não presentear com uma inscrição? 
  • Viagens. Um pouco mais caro, mas fala sério, quem não iria gostar? Pode ser uma viagem pra um lugar pertinho que a pessoa sempre quis conhecer ou algo mais ousado (e caro) tipo para o exterior. Eu confesso que ia surtar. HAHA 
  • Cartão presente. Sabe esses cartões que tem em algumas lojas e a pessoa pode comprar o que quiser dentro daquele limite? Eu acho bem legal também. Pode parecer simples, mas se for de uma loja que a pessoa goste, é ótimo. Assim ela mesma pode ir lá e escolher algo que ela precisa ou quer. 
  • Copo sustentável. Já falei sobre práticas sustentáveis aqui e posso dizer que esse é um presente que é útil para todo mundo, além de ser pro planeta também! O meu é da marca Menos1Lixo e comprei no site Rio2Love, mas também vende na Paz em Gaia, em lojas veganas ou sustentáveis. Basta dar uma procurada na internet.

NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR UM CARTÃO

Eu acho que bilhetinhos e cartões são fundamentais em presentes. Nem que seja simples, apenas desejando coisas boas. Eu costumo colocar até para pessoas que não tenho muita intimidade (o que pode causar até estranhamento, mas sempre fiz isso, desde criança haha). Pra mim faz toda a diferença. :)

TENTE EVITAR O PLÁSTICO NOS EMBRULHOS

Tente optar por embalagens de papel, pano ou algo que a pessoa possa usar depois para outra coisa. Muitas vezes as lojas já embrulham, mas se não for o caso, vale a pena pensar em uma forma mais sustentável de colocar o presente. 

-

Por aqui eu ainda estou decidindo o que vou fazer, mas já tenho algumas ideias. E vocês? Falem nos comentários! E se tiverem mais dicas, fiquem a vontade para compartilhar com a gente. Um beijo! 

7 comentários

  1. Eu sou do tipo de pessoa que compra em cima da hora, não nego. Mas dessa vez quero fazer tudo direitinho e com antecedência, curti demais suas dicas. E que blog mais amorzinho! <3

    www.coisasdepriscila.com
    Instagram l Beijo.
    Nos encontramos toda seg, qua e sex.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia de embrulhar com um pano! Com certeza vou usar no bingo da família hehe

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê

    já tô pensando nisso, no que dar de presente!
    Normalmente só dou presente p meu filho, marido, sogra e afilhada!
    P meus amigos dou lembrancinhas na nossa Confra, algo q seja simples e na maioria das vezes, são iguais! Esse ano ainda tô sem ideia...

    Bjooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu não comemoro o natal, mas acho que as suas dicas são válidas também para presentes quando não se há nenhuma comemoração. Eu sou adepta ao faça você mesmo e amo receber presentes embrulhados em papel, por que depois consigo usa-lo para decorar meu bullet journal ou escrever algo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  5. Vocês sempre dão ótimas dicas, adoro!
    Nossa eu nunca tinha pensado em dar um curso por exemplo, eu pelo menos ia amar ganhar inscrição num curso legal! :)
    Escrever um bilhetinho também acho que não pode faltar, ás vezes eu esqueço, mas gosto muito da escrever algo.
    Enfim, ótimas dicas.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu e minhas amigas começamos ano passado a fazermos amigo secreto! Eu simplesmente adoro presentear com coisinhas simples, as vezes crio uma playlist e salvo num cd, mas amei a ideia do curso! Não tinha pensado nisso ^^
    Beijos

    http://primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. São todas as ótimas dicas.
    Eu nunca tinha pensando nisso.
    Achei bacana o presente embrulhado em papel, esse ano comprei embalagens plásticas pintadas, mas seria ótimo porque ai eu poderia comprar um tipo de papel e até fazer DIY.
    Adoro presentes feito à mão também e amaria fazer pra dar ou receber.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir

TOPO