COMO MANTER A MOTIVAÇÃO PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS

Olá pessoas! Hoje vou conversar com vocês sobre como manter a motivação para alcançar seus objetivos. E pra quem gosta desse assunto, já falamos aqui no blog sobre tirar ideias do papel com o método GTD

Muitas vezes a gente tem um sonho ou objetivo que parece grande demais para ser realizado, não é mesmo? Eu sei porque passo por isso o tempo todo! Hoje estava relendo um livro chamado Essencialismo - A Disciplina Busca por Menos (já falamos sobre essencialismo e minimalismo aqui também) e tive alguns "cliques" sobre isso, então vou compartilhar com vocês o que acho que pode ajudar. 

PRODUTO/PROGRESSO MÍNIMO VIÁVEL

Qual é a tarefa mais simples e pequena que você pode fazer hoje para estar mais perto do seu objetivo final? Comece hoje com o que tem, por mais simples e pouco que possa parecer. É como aquela frase "feito é melhor do que perfeito". O mínimo que você pode fazer hoje já te deixa mais perto do objetivo do que ficar apenas planejando a perfeição e vendo o tempo passar sem de fato fazer nada. 

Se a sua vontade é de criar um blog por exemplo, começar escolhendo um nome já é uma tarefa simples, mas super importante para ele poder existir. 

CRIE PEQUENAS VITÓRIAS E RECOMPENSAS

Pequenas metas/tarefas te impulsionam para alcançar mais e mais metas e assim conseguir chegar no seu objetivo final (ou até mesmo criar outros ao longo do caminho). O progresso vai ser natural e parecer que nem exigiu tanto esforço no final. Comece pequeno e valorize o progresso. 

Usando o exemplo do blog de novo, pequenas vitórias podem envolver: a escolha da plataforma, do nome,  nicho, fazer o primeiro post, enfim. :)

Para cada pequena meta/tarefa que foi criada e alcançada, se dê uma premiação. Pode ser visual (marcar algo em um mural por exemplo) ou algo como comer um chocolate. Isso nos traz mais satisfação e motivação para continuar seguindo com os próximos pequenos desafios. 

BUSQUE INSPIRAÇÃO

Algo que ajuda a continuar a motivação é buscar inspiração em pessoas (no momento minha maior inspiração tem sido a Lauren Singer), ideias aleatórias pelo Pinterest, pelas ruas, onde quiser. Pode ser que você conheça alguém que já tenha alcançado algo semelhante ao que você quer. Use como inspiração para correr atrás (e não como comparação). Não devemos nos comparar, até porque todos nós somos muito diferentes! Mas sempre conseguimos aprender bastante olhando posts no Instagram, lendo livros, blogs e assistindo entrevistas. Algumas pessoas até estão abertas para conversar com você sobre a jornada delas.  

Minha dica é que você use pessoas para te impulsionar e não para te deixar parado ou pensando "ele/ela é melhor do que eu e nunca vou conseguir". Até porque essas pessoas incríveis que já alcançaram coisas que queremos já estiveram no início também. ;)

MANTENHA PESSOAS POSITIVAS PERTO DE VOCÊ

Não adianta, a gente acaba deixando o mundo a nossa volta tomar conta da nossa empolgação e motivação para fazer as coisas. Manter pessoas positivas e que te incentivam a continuar tentando, mesmo quando nem você acredita mais naquilo, é fundamental (obrigada Jão!). 

Vão ter dias em que você vai ficar desanimado, vai querer desistir e vai achar que nada daquilo vale a pena. E é justamente por isso que ter uma galera good vibes que te motive ao invés de pessoas que te puxam pra baixo, é importante. 

RELAXE

Por mais que seja cansativo, preocupante ou desesperador de início, tente levar na boa. Se estiver cansado, pare um pouco para descansar. Assista um filme, saia para conversar com as pessoas legais da dica ali de cima, escute uma música. Se estiver muito ansioso, vale tentar meditar

Não adianta forçar as coisas quando elas não estão funcionando. Parar para fazer outras coisas é importante para poder focar no seu objetivo com mais vontade depois. Por aqui eu costumo ouvir música ou até mesmo dormir um pouquinho. Prometo que ajuda. 

-

É isso pessoal, espero que tenham gostado! Me falem se tiverem mais dicas e como vocês fazem por aí.

Ah! Quero aproveitar o fim do post pra avisar que eu sei que prometi a receita do doce/barrinha de chocolate vegano do Instagram e ainda não coloquei aqui, mas é porque quero acertar um detalhe na receita pra poder colocar ela completinha aqui, ok? E se você ainda não segue a gente, sempre posto dicas de livros e várias coisas sobre o nosso dia a dia, então será um prazer ter você por lá também! :) Um beijo!

7 comentários

  1. Adorei as dicas e veio em boa hora seu post, preciso me motivar.
    Big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, td bem?
    Adorei as dicas, são necessárias!
    beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  3. ah super boas dicas! eu preciso aprender a traçar pequenas metas reais e ir cumprindo pra um objetivo maior

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Tem um tempinho que to tentando seguir essa receita pra motivação!
    Não tem sido muito fácil ahuah mas to tentando me animar mesmo quando o ambiente não está ajudando.

    Ahhh, eu amaria ver seus posts de 100lugares em 1 ano por SP!

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto tanto de ler seus posts, acho que já devo ter falado isso né? :)
    Vivo nesse processo de (tentar) me manter motivada. É como você disse, tem dias que são melhores do que outros, mas a gente não pode desistir. Eu realmente acredito que daqui algum tempo passe a ser mais "automático" essa questão de me sentir motivada, de me ajudar também, ser a minha própria incentivadora.
    Obrigada por esse post, Fê! <3

    Um beijo.
    Rê | Rivière du Souvenir

    ResponderExcluir
  6. Amei isso das pequenas vitórias e recompensas. Vou tentar aplicar! E isso de ter sempre pessoas positivas por perto é mesmo essencial. Xô baixo astral!!!

    ResponderExcluir
  7. Feito é melhor do que perfeito tem sido uma frase que tento repetir bastante na minha rotina quando começo a entrar em ansiedade por não conseguir fazer acontecer exatamente como eu planejei na minha mente. É uma coisa maluca a gente se comparar com outras pessoas sabendo que somos seres tão complexos e essencialmente únicos! É o que vocês bem disseram, devemos usar a experiência de pessoas que admiramos para nos impulsionar e não para nos comparar!
    Um beijo
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir

TOPO