O QUE VOCÊ PODE FAZER HOJE PARA REDUZIR SEU LIXO?

Já falamos nesse post aqui sobre 3 mudanças fáceis que podemos fazer pelo planeta no nosso dia a dia. Mas hoje vou falar sobre mais algumas coisas que você pode fazer JÁ para ajudar a gerar menos lixo e agir de forma mais consciente.

As vezes vejo as pessoas falando sobre como é difícil, caro e trabalhoso adotar algumas medidas sustentáveis e super entendo. Infelizmente nem todo mundo tem acesso fácil a lojas a granel por exemplo ou consegue substituir todos os produtos que tem em casa por opções mais ecologicamente corretas. É por isso que quero compartilhar coisas bem simples, que qualquer pessoa pode fazer.

RECUSE O CANUDO

Tem opções sustentáveis como os de vidro, bambu e metal, mas muitas vezes podemos simplesmente recusar o canudo. Você não precisa dele pra beber um refrigerante ou suco no restaurante né? Se precisar mexer, só pedir uma colher. No caso de milkshakes e outras bebidas assim, as opções que eu citei são acessíveis e podem ser carregadas em todos os lugares. :)

Obs.: Claro que se você precisa do canudo por um motivo especial de necessidade e não tem um reutilizável com você, o plástico é a única opção. 

TROQUE O COPO PLÁSTICO POR UM REUTILIZÁVEL OU GARRAFINHA

Aqui em casa eu tenho um copo do Menos 1 Lixo, que levo na bolsa para usar na rua, usava no trabalho para tomar café, praias ou em viagens. Ele não é um copo barato, mas gente. É utilidade pra vida! É super prático, não ocupa espaço, é fácil de limpar, pode colocar coisas quentes ou frias e você não vai mais gerar lixo de copinhos plásticos. Não tem como ser melhor do que isso. 

Se você não pode investir em um copinho desses ainda, pelo menos uma garrafinha para água eu sei que deve ter pela casa. No meu antigo emprego as pessoas pegavam 1 copo plástico para cada vez que iam beber água. Utilizavam mais de 1 pacote com 100 copos por dia para uma fábrica com menos de 20 pessoas. Bizarro, eu sei.

E claro, considerando que o copo plástico não é tão descartável quanto parece, tente reutilizar o máximo que puder. 

LEVE TALHERES NA BOLSA

Comprei esse kit na Miniso que vem com um garfo, colher e um par de hashis (eu não como comida japonesa, mas pra quem come, vale). Só faltou uma faquinha. Acho super útil para coisas como sorvetes, açaí (o Jão ama) ou qualquer coisa onde o lugar te ofereça talheres descartáveis. Não ocupa quase espaço na minha bolsa e é super útil.

Pode parecer estranho de primeira, mas eu realmente já precisei dele e fiquei bem feliz por estar com esse mini kit na bolsa! Hahaha

CARREGUE ECOBAGS

Vou repetir essa porque nunca é demais. Aqui em São Paulo em alguns mercados eles cobram pelas sacolinhas plásticas, o que já é alguma coisa porque ninguém gosta de pagar por nada. Porém, mesmo cobrando ainda vejo várias pessoas carregando muitas por aí. Inclusive influenciadores digitais postando selfies com elas. :(

Aqui em casa temos 1 mais alta e essa mais larga, que são bem resistentes. Nunca arrebentaram mesmo com muito peso e quando ficam sujas, só passar um pano ou lavar. Eu sinceramente acho muito mais prático carregar 2 sacolas ao invés de 10. 

UTILIZE POTES COM TAMPA

Ao invés de cobrir coisas com plástico filme ou papel alumínio, tente optar por potes que possuem tampas para guardar comidas na geladeira, por exemplo. Isso também serve para quando levar lanches para piqueniques, para o trabalho, faculdade ou qualquer lugar. Não precisa comprar potes novos, tá? É pra usar o que já temos em casa! :)

-

Essas são algumas mudanças super simples, mas que já ajudam MUITO. Acho que muitas pessoas deixam de começar a fazer qualquer coisa por acharem que é impossível, inviável ou que não estão fazendo o bastante. Qualquer mudança positiva é uma mudança enorme. Acredite nisso! Eu estou aprendendo todos os dias e claro que as vezes esqueço minha ecobag ou meu copo e tudo bem! Não vamos acertar sempre. O importante é ter cada vez mais consciência. :)

Me contem nos comentários o que vocês já fazem ou querem fazer. Um beijo!

11 comentários

  1. Dicas valiosas, tão importante compartilhar sobre esse assunto, as pessoas estão com a cabeça tão ligada que não pensam mais no futuro, no planeta ou em construir um mundo melhor.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo carregar uma garrafinha por que tenho TOC à limpeza, então, eu sempre acho que a tal da garrafa fica suja pelo fato de eu leva-la para todos os lugares comigo. Eu tenho apenas uma para a academia, mas compro uma nova toda semana. Enfim, o único lugar que eu tenho contato com copos descartáveis é na minha igreja, mas, para ajudar a reduzir o lixo e economizar os copinhos, em todas as reuniões eu uso apenas um copo, então, se eu bebo água três vezes, eu uso o mesmo copo e economizo pelo menos dois copinhos. Sei lá... não consigo fazer mais em relação a isso por causa do TOC, mas, o que é possível, eu faço para ajudar.
    Tenho EcoBags também, e concordo com a sua reflexão, melhor carregar duas ecobags do que dez sacolas, hahaha. Tenho uma ecobag sempre no carro, pra quando não estava nos planos ir ao mercado, e outra em casa que levo sempre que sei que vou voltar com compras. E sobre os potes com tampas, eu nem tenho plástico filme em casa, e papel alumínio é só para as carnes assadas, kkkk.
    No condomínio onde moro não tem lixeira para reciclagem, e eu sempre achei isso um grande descaso, mas, até o fim do mês pretendo mudar para outro lugar, e lá tem reciclagem. Pode ser algo pequeno, mas acho que só do fato de eu estar pensando nisso, já prova que eu tenho motivação para querer fazer mais e alavancar a sustentabilidade.
    Enfim, deixo aqui meu comentário gigante que parece outro post, e digo que amei essas dicas!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Dicas muito boas! Já uso algumas, como a garrafa de água reutilizável e os ecobags. Dão muito jeito!
    Algo que gostaria de começar a usar no dia-a-dia também: escovas de dentes feitas de bambu! São um recurso auto-sustentável e biodegradável. Ajudaria muito o ambiente se todos usassem escovas dessas, em vez das de plástico :)

    r: O facto de encontrares alguém conhecido a meio de uma viagem também tem a sua piada. Mas espero mesmo que consigas fazer uma viagem por tua conta própria. Vais gostar de certeza!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse copinho!! Me lembra de uns fulêros que eu usava no ensino médio 15 aos atrás ÓÓ
    Os canudos não estou mais usando há um bom tempo, mas ainda não comprei um para guardar comigo.
    Nossa, preciso muito ter essas possibilidades, principalmente porque passo o dia todo fora de casa, então seria uma mão na roda.
    Adoro ver esses posts com dicas sustentáveis, já tô compartilhando!

    xero
    https://leayasnaya.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Achei suas dicas ótimas! No trabalho já substitui o copo plástico por uma garrafinha e em casa só uso copo de vidro.
    Essa de carregar talheres na bolsa é bem interessante, não havia pensado nisso. Vou garantir um pra mim!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Coisas simples que se a gente prestar um pouquinho de atenção a gente consegue fazer!

    Eu tomo café no trabalho e tenho uma caneca pra n usar os copinhos descartáveis e pra beber água uso um copo de vidro desses que 'tá na moda' e já vem com canudo!

    Ainda n consegui me libertar dos saquinhos de supermercado, mas vou prestar atenção nisso!

    Dia desses pensei nisso dos talheres por conta do estágio mas acabei esquecendo, vou providenciar e andar com meu kit na bolsa!

    Bjooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu estou tentando o máximo reduzir o meu lixo esses dias! Adorei as dicas, são muito importantes para quem está começando!
    Beijos, amei o blog!

    https://primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. essa do canudinho e do copo de vidro eu aderi <3 pequenas atitudes que diminuem muito a quantidade de lixo, né? Mas do talheres eu confesso que nem preciso. Os restaurantes que vou não dão de plástico, ou coisa parecida.
    AAAA as ecobags <3 acredita que adquiri esse costume comprando no mercado Pão de Açúcar? Sempre tinha desconto se eu não levasse em sacolas, e só depois fui entender a importância disso pro meio ambiente.
    Nooossa, esse do pote com tampas eu não sabiaaaa. Sempre enrolava as frutas num papel toalha e não tinha noção da coisa. Vou aderir já :) Gostei bastante das diquinhas sustentávels <3 muito, muuuuuuito amor esse post!
    Beijo, gente <3

    ResponderExcluir
  9. Olha, é primeira vez que vejo um post sobre isso e adorei.
    Pelo menos um eu já faço que é levar ecobags dentro da bolsa, o restante eu preciso mudar de hábitos para ajudar esse nosso planeta tão judiado, né?
    Parabéns pelo post!

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    ResponderExcluir
  10. muito boas dicas! eu sempre estou com uma garrafinha pra nao usar mais copos plasticos e em casa eu separo lixo pra reciclagem...é impressionante a quantidade

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido
    isntagram: @liviaalli

    ResponderExcluir
  11. Que publicação mais amor <3
    E de utilidade pública.
    Apesar de ter crescido com uma boa educação sobre não lixo nas ruas, não desperdiçar água e outras atitudes conscientes. Minha família peca muito no quesito desperdício. Comecei a mudar o meu pensamento quando comecei a namorar um gestor ambiental rs. Então ações que não eram costumes pra mim, hoje se tornaram rotinas. Como usar restos de comida, separar lixo, usar ecobags, não depender de plástico e ache isso maravilhoso. Amei demais a publicação.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir

TOPO