5 HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA MELHORAR SUA QUALIDADE DE VIDA

Olá meus amores, hoje eu e a Fê estávamos conversando sobre nossas rotinas e resolvemos trazer aqui para vocês 5 dicas que nós achamos que nos ajuda muito a nos organizar e a ter um dia mais feliz e produtivo.

Acho que quem acompanha aqui nosso blog sabe que nós já falamos diversas vezes sobre esses assuntos, então resolvemos juntar algumas idéias principais em um post só para falar um pouquinho também sobre o que planejamos trazer para vocês daqui pra frente ;). Então sem mais demoras, aqui estão algumas das nossas principais idéias (de preferência simples de implementar hahahaha) para ajudar quem precisa.

MELHORE SUA ALIMENTAÇÃO

Alimentação é algo que quando nós falamos aqui, normalmente é sobre guloseimas ou coisas que a gente gosta de comer, independente de ser algo saudável ou não. 
No entanto, de uns tempos pra cá nós resolvemos começar a mudar gradualmente nossa dieta para algo mais saudável e sustentável, tanto por interesse quanto por necessidade. Por enquanto estamos focando em melhorar aos poucos a qualidade de nossas refeições principais: café da manhã, almoço e janta.

As mudanças seguem basicamente o princípio: cortar excesso de açúcar e industrialização, mantendo uma refeição gostosa e nutritiva. Nós percebemos que estávamos 'beliscando' muitas coisas pouco saudáveis ao longo do dia. Sempre que eu terminava meu almoço, tinha vontade de comer um docinho. Nescau? Só umas 300 vezes por dia. Açúcar em excesso em qualquer bebida ou receita e bastante fast food também era normal (toda semana pedíamos uma pizza ou esfiha na janta).

Agora, nós estamos tentando aos poucos inserir alguns ingredientes mais saudáveis em cada refeição. Nosso café da manhã é um shake nutritivo com frutas e vegetais, rápido de fazer e saboroso (pretendo fazer um post separado para compartilhar com vocês aqui mais pra frente). No almoço, busco colocar porções generosas de legumes, verduras e carnes. A Fê quer seguir uma dieta vegetariana (ainda estamos trabalhando nisso hahahaha), então está cortando as carnes quando pode. Nossa janta costuma ser um sanduíche ou lanche mais leve. São detalhes que são fáceis de seguir e nos dão refeições que nós gostamos de saborear. Mas confesso: a grande dificuldade é que uma hora o açúcar faz falta. Eu sempre falo com a Fê que é como ter sintomas de abstinência, então precisamos sempre nos policiar para não ter uma recaída.

PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Exercícios físicos é uma coisa que eu ouço falar que faz bem desde que me entendo por gente, e algo que eu falo que vou começar a fazer "semana que vem" há mais tempo ainda. Quando criança cheguei a fazer natação, mas nunca fui um fã de esportes. Meu primeiro contato com a academia foi só no final da faculdade, e depois que me formei nunca mais voltei. Mais tarde, morando no Rio de Janeiro, sempre falava que ia começar a correr ou caminhar em uma rua que tinha perto do prédio, mas sempre arrumava uma desculpa: cedo demais estava escuro e perigoso, e depois do trabalho o lugar estava cheio ou eu estava cansado.

Bom, nos mudamos para SP e resolvi deixar de lado as desculpas. Temos várias opções de academia na região e aqui perto temos um parque ótimo para passeios no fim de semana (vamos falar um pouquinho dele mais pra frente também). Caso ache que academia tá caro e parque seja melhor nos finais de semana, vários prédios que encontrei aqui para alugar apartamentos tinham academias próprias, mesmo que pequenas. Então eu e a Fê resolvemos usar a nossa. Estamos usando a esteira e a bicicleta para fazermos nossos exercícios, ao menos três vezes por semana. Começamos devagar para pegar um ritmo bom e inserir na nossa rotina de forma eficiente.

LEIA MAIS

Sempre que termino de ler um livro bom eu trago aqui para vocês como sugestão de leitura. Atualmente estou lendo um super legal, mas ainda estou na metade, então vão precisar esperar um pouco mais para a próxima :P. 
A grande questão é que é fácil arranjar desculpa para não ler. Estamos sem tempo, não temos algo interessante em mãos, etc, etc, etc. Mas a verdade é que é fácil encaixar a leitura se estivermos cientes de que pequenas janelas no nosso dia podem ser úteis para conseguir manter o hábito.

Quanto ao horário para ler, tenho duas sugestões: 
1 - Tenham um horário fixo: reserve um período de 40 a 60 minutos para a leitura. Alguns bons horários são logo pela manhã, antes de sair de casa, durante o almoço ou antes de deitar. E se você se comprometer a tornar esse hábito uma parte da sua rotina, como tomar banho ou escovar os dentes, vai ser mais fácil tornar ele automático.
2 - Aproveitem "janelas" ao longo do dia: hoje em dia eu leio a caminho do trabalho, enquanto estou no metrô. Dependendo da rotina, se conseguirem encontrar algum período "ocioso", também é uma boa ideia. Para aproveitar esses espaços de tempo, eu levo um livro no carro ou mochila, ou ainda leio no celular com meu app Kindle.

Caso o problema seja não ter ideia do que ler, sugiro usar o Goodreads. Eles tem um site e aplicativo que são ótimos para procurar ou guardar sugestões de livros. Sempre que encontro algum que ache interessante, eu marco no aplicativo para eu lembrar mais tarde quando estiver procurando uma opção para comprar. Então sem mais desculpas sobre não ter o que ler hahaha.  

ESTEJA MAIS PRESENTE - MINDFULNESS


A Fê já falou no nosso Instagram sobre um livro de mindfulness que ela está lendo, é um livro com exercícios que nos ajudam a estar presentes ao longo do dia e sobre o qual vamos falar a respeito também quando terminarmos de ler. Também já falamos sobre como pode ser bom inserir meditação na rotina para desacelerar um pouco e aproveitar melhor o dia.

Hoje em dia é comum nós vivermos muito atarefados em meio à correria, então saber tirar um momento para simplesmente poder aproveitar o presente sem culpa acaba sendo uma ótima forma para diminuir o estresse acumulado. Se quiserem mais algumas dicas, é só olhar aqui.

TENHA SUA HORA DE LAZER

Já passamos nosso dia nos alimentando, praticando exercícios, trabalhando, lendo para nos desenvolver e desempenhado mais um monte de atividades que temos no dia a dia. Hora de dormir certo? Bom, para muitas pessoas sim. Eu particularmente não sinto que essa rotina é muito sustentável, chega uma hora que a fadiga toma conta e nós precisamos relaxar. Então eu busco ter um período do meu dia para conseguir me divertir sem culpa. Não precisa ser 2 horas, uns 30 minutos já me ajuda. Sempre fui fã de vídeo games, então essa costumava ser minha opção preferida. Hoje em dia, aproveito mais meus momentos com a Fê vendo algum seriado ou filme quando temos mais tempo. É sempre bom ter algum momento para poder relaxar, ainda mais se conseguirem colocar em prática o passo anterior e estarem mais presentes.

-

Então pessoal, o que acharam? Vocês tem mais alguma ideia legal que torna a rotina de vocês mais agradável e saudável? Compartilhem aí nos comentários!

Jão

4 comentários

  1. muito boas dicas! to precisando me cuidar mais, praticar exercícios e tbm meditação

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. São ótimas dicas! Eu sempre tenho que reaprender a praticar o mindfulness. Tem várias partes do meu dia em que sinto palpitações, e aí eu lembro que preciso dar uma diminuída.

    Mas tudo nessa listinha é importante Jão. Gostei da sua seleção.

    ResponderExcluir
  3. Preciso criar vergonha na cara e voltar a praticar atividade física. xD
    As dicas são ótimas mesmo!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso e já passou da hora de fazer mais exercícios e voltar a ler mais, estou longe de ter uma vida saudável ):

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir

TOPO