MEDITAÇÃO PARA INICIANTES: DICAS DE LIVROS E APLICATIVOS

Acho que quase todo mundo já deve ter lido por aí os benefícios da meditação (inclusive já indicamos como uma ajuda para aliviar a ansiedade nesse post aqui). Mas a verdade é que conseguir inserir como uma prática nos nossos dias não é fácil.

Quando eu descobri que tinha TAG (transtorno de ansiedade generalizada), busquei o máximo de informações possíveis sobre tudo que poderia me ajudar a dormir melhor, aliviar a ansiedade e manter meu foco no que eu realmente queria. Claro que livros, vídeos e tudo mais que eu encontrava indicavam a meditação. 

Se você sempre quis começar a meditar, mas não faz ideia de por onde começar, hoje vou dar dicas de livros e aplicativos para quem é iniciante na meditação (como nós aqui em casa somos!). 

APLICATIVO HEADSPACE

Esse aplicativo foi o primeiro contato com a meditação que eu tive. Ele é em inglês, mas se você entende o básico/intermediário é super tranquilo. O aplicativo é gratuito para 10 dias da prática, com 10 minutos cada aula, mas você pode ouvir quantas vezes quiser e por quantos dias quiser. Está disponível no Google Play e na App Store e eu super recomendo. Nunca usei a versão paga, mas acredito ser muito boa também, com mais opções de meditações guiadas e específicas. Eles também tem um design muito bonitinho e legal, vale conferir o site

APLICATIVO ZEN

O aplicativo que eu uso hoje em dia é o Zen, aplicativo da Juliana Goes. Eu uso a versão em português, mas pelo que eu vi tem em inglês e espanhol também. A versão gratuita tem algumas meditações guiadas e mensagens motivacionais, mas a paga é incrível. Tem opções para ansiedade, medo, insônia, alegria, foco, para antes de uma prova, limpar a mente, enfim! Eu pago R$19,99 por mês e indico sim a versão paga porque a quantidade e qualidade do conteúdo é muito boa. Também está disponível no Google Play e App Store.

Obs.: indico esse post aqui no site da Ju, onde ela fala sobre o programa "21 dias de meditação", que é uma série gratuita no Zen. 

LIVRO 10% MAIS FELIZ

Eu li esse livro em janeiro desse ano e sério, é muito bom para quem está começando a se interessar pelo assunto e para quem não acredita nos benefícios da meditação e do autoconhecimento. O autor é um jornalista (Dan Harris) que fala um pouco sobre a vida dele e como foi a experiência, comentando as dúvidas que tinha, mostrando como ele era totalmente cético sobre o poder da meditação e como a prática mudou a vida dele positivamente. Eu achei incrível justamente porque a gente consegue ter uma identificação com o que ele fala no livro (uma coceira no pé faz a gente sair da concentração, as autocríticas, falta de foco, achar que nunca vai conseguir, entre outras coisas). Tem disponível na Amazon, Saraiva e em várias livrarias. 

LIVRO ATENÇÃO PLENA: MINDFULNESS

Eu vi ótimas recomendações do livro "Atenção Plena: Mindfulness", mas como ainda não li, não posso dizer o que achei. Pelo que encontrei sobre, vem inclusive com um cd com meditações guiadas, o que é ótimo! Se alguém já leu, compartilha com a gente nos comentários o que achou e se vale a pena. :)

-

Sobre os benefícios para mim, posso dizer que ajuda muito com crises de ansiedade. Também sinto uma sensação muito boa quando pratico durante a manhã ou antes de dormir. Minha meta é conseguir colocar a meditação como um hábito, porque acredito conseguir ver mais resultados em diferentes áreas da vida dessa forma. 

Alguém pratica ou tem curiosidade? Falem nos comentários! Um beijo!

13 comentários

  1. faz algum tempo que tenho tentado colocar meditação na minha rotina, eu uso o headspace e gosto bastante do app

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente é o que mais estou precisando incluir na minha rotina tão corrida e agitada rs
    Novo post no blog!

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma coisa que tenho vontade de aprender, mas tenho dificuldade de inserir na minha rotina. Adorei as dicas, quem sabe agora vai!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. No começo do ano eu consegui meditar por um mês inteiro. Mas sabe que eu não percebi muita diferença? Aí me desanimei. Mas vou dar uma olhada no site da Ju, nesse programa de 21 dias. Talvez me anime a voltar a meditar! hehe

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho sindrome borderline e desde que comecei tratar sempre faço meditação. E estranho acrescentar algo novo em nossa rotina mas é sempre boa insistir mesmo que pareça dificil. Gostei da suas dicas. Eu uso o calm pago ele com o maior prazer =)

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho incluido a meditação na minha vida aos poucos, aliás, já vejo o benefício de se ter uma mente um pouco mais quieta, e isso é libertador. O meu desafio também é torná-la um hábito diário!
    As dicas são muito válidas vou procurar esses livros e os apps também!
    Um beijo!
    http://colorindonuvens.com

    ResponderExcluir
  7. Eu sou uma pessoa bem ansiosa também, algumas semanas atrás tive uma crise que me fez muito mal, é péssimo :(
    Sempre me interessei por meditação. Preciso baixar algum aplicativo e começar a praticar.
    Boas dicas!!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu acredito que estou precisando muito me render a meditação. Amei as dicas, agora acho que já sei por onde começar. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  9. Venk e me dá um abraço virtual por que eu também tenho TAG.
    Eu não gosto de praticar meditação. Não por ser cética ou algo do tipo, é apenas uma prática da qual eu não me sinto feliz fazendo. Então, eu encontrei um meio termo entre me acalmar e meditar. Ouço músicas calmas enquanto me imagine estar em um lugar de extrema paz. Creio que isso não seja uma meditação plena, mas me faz muito bem.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi Fê, eu nunca usei, mas já recebi várias indicações do headspace (inclusive a versão paga). Quem usa diz que é realmente maravilhoso. O Zen eu não conhecia, vou dar uma olhada com calma. Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
  11. Ei, Fê! Que legal esse post. Ouvi falar desse livro da Atenção Plena e tô com super vontade de procurar ele já :)
    Confesso que eu medito todo dia, mas eu cheguei a assinar o app ZEN (caríssimo, por sinal) e não funcionou muito comigo. Eu me sinto ansiosa quando uso celular, aparelhos e tecnologias pra isso. Para mim, meditar é o momento que eu me desconecto dessas coisas, e me conecto com o natural, com a terra, com meu corpo sem fones de ouvido ou estímulos externos. Mas essa sou eu, e funciona bem por aqui.
    Eu costumo ver no budismo que a meditação não é para conseguir algo, alcançar um estado. Meditar é sobre estar. Estar no presente, sentir seu corpo, respiração, dar um espaço, silêncio e tempo pra você. São ótimos presentes nessa rotina agitada nossa :/
    Mas meditar buscando "chegar lá", em algum estado mais iluminado, é uma visão ocidental da coisa. E que pode nos deixar ansiosas até pra essa atividade tão singela <333
    Me empolguei falando do assunto, né? Eu fico feliz que tu tá querendo praticar mais e procurou ferramentas que te ajudem, mana. Escrever sobre tag e querer meditar é um passo grande. Sério. Você tá buscando um caminho seu <3 eu tô na torcida que você se sinta bem todos os dias.
    Beijo, Fê.

    ResponderExcluir

TOPO