CINCO COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER HOJE PARA SEU CRESCIMENTO PESSOAL


Tem uns dois anos mais ou menos que eu tenho investido o que posso em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Com isso descobri várias coisas que eu nem sabia sobre mim, passei a me entender melhor, conheci pessoas incríveis (oi Jão) que também estão nessa jornada, experimentei coisas novas, enfim! Muitas coisas mudaram e mudam positivamente todos os dias. 

Então hoje vou falar pra vocês 6 coisas que você pode fazer HOJE (sim, HOJE) para crescer pessoalmente. Sem mistério e sem muita dificuldade! :) Vamos lá? 

DESCOBRIR SEUS INTERESSES

Eu era o tipo de pessoa que achava que não gostava de nada por não conseguir me decidir e achar padrões. A verdade era que eu gostava de muita coisa, como disse nesse post sobre multipotencialidade. Depois que eu comecei a ver quais eram meus reais interesses (sem ficar buscando sentido para cada um deles, apenas aceitando que eram coisas importantes pra mim), comecei a investir mais naquilo que eu realmente me interessava. Inclusive, como eu disse nesse post aqui, esse curso me ajudou bastante pra isso também. 

Quando a gente não tem noção do que nos interessa, fica difícil achar graça nas pequenas coisas do dia a dia. Parece que elas passam despercebidas. Então eu super indico que você pegue uma lista e comece a anotar tudo que você gosta. Não é pra ser o que você se considera bom, é o que faz seu coração bater mais forte, que você tem vontade de aprender mais ou fica empolgado quando pensa sobre. Isso traz mais clareza sobre quem somos.

FAZER ALGO QUE VOCÊ AMA

Ah, os clichés. Lembro de uma cena de How I Met Your Mother que um personagem fala sobre algo "um cliché é um cliché por um motivo". Pois é. Não digo aqui nem sobre largar seu emprego que odeia pra fazer o que ama (não faça isso! Ou faça. Mas isso é assunto pra outro post. HAHA), mas sobre se dedicar a algum dos seus interesses ali de cima. Pode ser dançar, pintar, fotografar, costurar, jogar (né Jão), ler, enfim. Quando a gente dedica um tempo da nossa vida para fazer coisas que amamos e que nos empolga, instantaneamente nos sentimos mais felizes.

As vezes a gente trabalha demais, estuda demais, se preocupa demais e esquece de tirar um tempo para fazer aquelas coisas que fazem a gente perder a noção do tempo de tanto que gostamos de fazer aquilo. Faz um bem danado.

RELAXAR A MENTE

No meu caso, meditar tem sido uma experiência que eu tenho tentado desde que descobri meu problema com ansiedade, mas nunca mantive o hábito. Agora eu baixei o aplicativo Zen e pago todo mês pela assinatura, então isso tem me forçado a praticar com mais seriedade. No momento faço uma série de 21 dias, que começa com 1 minuto de meditação e vai aumentando a cada dia. Se você não tem o menor interesse em meditar (sugiro que antes de nem tentar, pesquise na internet os benefícios, mas ok haha), pode ser qualquer coisa que faça você relaxar. Ouvir uma boa música, ter contato com a natureza (eu amo ficar olhando o mar), enfim. O que preferir. 

APRENDER A CUIDAR DO SEU DINHEIRO

Eu sou totalmente perdida (eu disse TOTALMENTE) com isso de finanças, controle financeiro, investimentos e tudo mais. Mas é por isso que meu marido lindo, João, que cuida muito bem de tudo nesse sentido, fez esse post aqui no blog para nos ajudar, pobres almas perdidas nesse mundo financeiro. HAHA Brincadeiras a parte, ter controle do que você gasta e do que você tem, é fundamental para o crescimento. Eu estou lá com meus passos de tartaruga (fiz uma planilha bem simples com o que eu ganho, contas que pago e o que sobra), mas qualquer mudança positiva é bem vinda. Enquanto não viro uma rainha da economia (não vai acontecer, mas quis dar uma dramatizada), faço o que posso e você deveria também!

APRENDER ALGO NOVO

Tem várias plataformas que tem aulas muito legais como o Skillshare, Udacity, Udemy e até mesmo no YouTube. Com isso já aprendi a tricotar (sim, fiz até um cachecol haha), melhorei minhas habilidades no Photoshop e Illustrator, aprendi a fazer abertura de vídeos, a usar o Lightroom, enfim! Tem muuuita coisa de graça ou com preços baixos, então vale a pena dar uma olhada e procurar algo que você tem vontade de aprender. Pode ser para ajudar no seu desenvolvimento profissional também ou simplesmente algo que você sempre quis por pura curiosidade. 

Toda vez que aprendo algo novo e consigo terminar um projeto que seja, fico me sentindo mais confiante e feliz, mesmo que eu nunca mais vá fazer aquilo novamente. :)

-

Essas são algumas coisas que a gente fez/faz por aqui! Algum de vocês tem outras dicas para compartilhar? Um beijo!

6 comentários

  1. Ótimas dicas.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu tento sempre aprender coisas novas de tempos em tempos, sair da zona de conforto, sabe? Acho que faz um bem danado! Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
  3. amei esse post! praticar sempre o auto conhecimento, saber o que nos faz feliz, descobrir/ aprender coisas novas, tudo isso nos faz crescer muito

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas! Nos conhecer e investir em nós mesmos é incrivelmente beneficente em vários aspectos. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  5. Aprender algo novo, aprender a cuidar do dinheiro adoro essas coisas.
    São ótimas dicas.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  6. Oieee

    ótimas dicas!
    A gente corre tanto que às vezes esquece de nós msm, do que gostamos, do que somos capazes de realizar!!

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

TOPO