MINIMALISMO: COMO FIZ UMA LIMPEZA DIGITAL

Olá pessoas! Já tem um tempo que eu decidi usar o minimalismo/essencialismo como ferramenta para uma vida com mais intenção e foco no "ser", além de viver de forma mais lenta ao invés de viver uma vida acelerada e sem noção do presente. A gente vive ansioso, querendo consumir todas as informações possíveis e muitas vezes nem nos damos conta que muita coisa do que estamos consumindo todos os dias, é totalmente desnecessário e só atrapalha ao invés de ajudar.

Por isso, hoje vou compartilhar com vocês como eu fiz uma limpeza digital, me livrando de excessos em redes sociais, na minha caixa de entrada, aplicativos do celular, etc. 

PAREI DE SEGUIR PESSOAS QUE GERAM FRUSTRAÇÃO/COMPARAÇÃO

Começando com uma coisa que pra mim foi difícil, mas totalmente necessário. Parar de seguir pessoas que fazem com que eu me sinta mal nas redes sociais. Aquelas pessoas que parecem ter a vida dos sonhos, com roupas novas todos os dias, viagens perfeitas e casamento perfeito e blablabla e no fim você fica pensando "por que a minha vida não é assim?", "por que eu não sou tão bonita quanto ela?", "por que não tenho roupas desse jeito?" precisavam sair da minha rede. 

Sempre vamos sair perdendo nos comparando com os outros. Porque sempre vão ter pessoas aparentemente melhores do que a gente em alguma coisa, mas ninguém é perfeito e cada um está aqui para viver a própria vida. Comparar o nosso cabelo, nosso relacionamento, número de seguidores, carreira profissional, com a de qualquer pessoa, não vai ajudar em nada, pelo contrário. O que acaba acontecendo é: ficamos tristes, achamos nossa vida ruim e ficamos ingratos, além de frustrados.

Não há nada de errado em se inspirar ou seguir pessoas incríveis. Mas a gente sabe quem faz bem e quem faz mal. E se você ainda não sabe, comece a observar seu feed e perceba o conteúdo que gera ansiedade/frustração e o que gera empolgação para correr atrás dos seus objetivos por se sentir inspirado. A partir daí é só escolher o que você quer. :) 

DESMARQUEI AS OPÇÕES DE NOTIFICAÇÕES DE REDES SOCIAIS POR EMAIL

A gente já recebe notificações nos aplicativos, então pra que ficar recebendo email pra avisar que alguém comentou em sei lá o que ou começou a te seguir ou qualquer coisa do tipo? Não faz sentido. É mais coisa para deletar, ocupar a caixa de entrada e gerar ansiedade por ver tanta coisa acumulada.

SAÍ DE LISTAS DE EMAILS QUE NÃO SÃO NECESSÁRIOS

Hoje eu tirei meu email de pelo menos 4 listas. A maioria de lojas que eu não compro mais. Sabe essas mensagens de promoção, lançamentos, descontos? Isso tudo aumenta nosso impulso por comprar. Você pode nem estar precisando de maquiagem, mas aí vem aquela loja e fala que hoje o frete é grátis ou que você ganha um brinde se fizer uma compra de tantos reais. E lá vamos nós. 

Além de lojas querendo nosso consumo, as vezes podemos ter nos cadastrado em coisas que hoje não fazem mais sentido pra gente. Pode ser vaga de emprego, informações de algo específico, blogs com assuntos que não interessam mais. Tudo isso é desnecessário. As vezes por termos tantos emails chegando, não prestamos atenção quando algo importante precisa ser visto. 

DESINSTALEI APLICATIVOS QUE NÃO ERAM UTILIZADOS

No geral eu mantenho aplicativos básicos no meu celular, mas sempre temos uns extras né? O problema é quando a gente sai baixando e deixando ali, sem utilidade nenhuma. Isso pode ser um aplicativo de edição de foto que não serviu, um jogo que não jogamos mais, aplicativos que ficamos curiosos pra testar e depois não usamos, enfim! Tudo que não era utilizado, desinstalei. Sem nem pensar. No meu aparelho eu separo os aplicativos por pastas, porque assim fica mais fácil para achar o que eu quero e para identificar o que não está sendo útil.

ORGANIZEI MEU COMPUTADOR

Sabe aquela mania de baixar coisas e deixar na pasta "downloads" ou ir salvando tudo na área de trabalho e depois não fazer ideia de onde cada coisa está ou ficar meio desesperado com a quantidade de coisa perdida por ali? Pois é. Isso também pode gerar estresse e ansiedade. Separei alguns minutos do meu dia só para organizar as pastas, deletar o que não serve e deixar tudo em seu lugar. Da mesma forma que na nossa casa a gente tem uma sensação melhor quando cada objeto tem seu lugar certo (alô Marie Kondo), não é diferente com nossos computadores, celulares, tablets, etc. Vale a pena, prometo. Não é coisa de virginiana. HAHA

-

Essas foram algumas medidas que me ajudaram a aliviar o excesso de conteúdo digital desnecessário. Vocês já fizeram algo do tipo? Me falem nos comentários!

Ah e se você é novo por aqui, tem outros posts sobre minimalismo/essencialismo no blog, que vocês podem ler nesse link. Pretendo continuar compartilhando sempre o que eu achar relevante sobre o assunto, porque essas descobertas e mudanças estão gerando autoconhecimento e crescimento pessoal por aqui. :) Um beijo!

24 comentários

  1. preciso muito fazer isso, principalmente organizar meu computador. Mas eu tirei muita gente negativa e desnecessária do meu insta e isso ja foi uma melhora. Adorei o blog e o post
    bjs bjs
    https://beperes.blogspot.com/
    https://twitter.com/
    https://www.facebook.com/beeperes/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Sempre bom fazer essa limpeza né? Beijos!

      Excluir
  2. Oi Fê!
    Preciso fazer isso!
    Às vezes sinto que sigo pessoas no insta realmente p saber da vida delas, cm se isso foi somar na minha, mas faz o efeito contrário e cada dia mais fico pra baixo!
    Vou fazer isso, limpar meu feed
    Preciso apagar algumas fotos da galeria de fotos e apagar diversos arquivos do pc do trabalho!
    A gente acumula mt coisa né?! Sejam elas físicas, virtuais ou emocionais...

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fe (melhor nome, fala sério HAHAHA), eu era muuito assim! No meu outro instagram seguia mais de mil pessoas, ficava me comparando e querendo a vida delas e acabava super mal! Fora que perdia um super tempo que poderia estar fazendo algo que me deixasse melhor, que acrescentasse algo. Tenta ir limpando aos poucos, depois você vai ver como vai se sentir mais leve. Um beijo!

      Excluir
  3. Óptimas dicas, acho que todos precisamos de um pouco de limpeza digital nas nossas vidas! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Vou te dizer que isso é maravilhoso, eu sempre ficava procrastinando por preguiça, mas nas férias arrumei tudinho no celular. Vou aproveitar as outras dicas, beijo beijo!

    http://www.opsquerida.com.br/
    https://www.instagram.com/siteopsquerida/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As férias são ótimas para nos organizarmos melhor ne? Um beijo!

      Excluir
  5. Essa limpeza digital é maravilhosa MESMO Fê, passei por isso há alguns meses. Maaasss... acabei negligenciando um pouco o computador (foquei mais no celular) e o resultado é que ainda tenho muita coisa inútil na minha máquina. PRECISO resolver isso logo, parece que a gente tira um peso dos ombros, né? Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, super sim! Parece mesmo que sai um peso e a gente fica se sentindo mais leve. Boa sorte na sua limpeza no computador! Um beijo!

      Excluir
  6. Adorei o texto, precisamos mesmo de vez em quando fazer uma limpa digital!
    Estou precisando de fazer uma limpa no meu email!
    É tanta coisa inútil que recebo!
    Bjoo

    Tiemi
    RoseBoxBlog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certezaa! Meu email ficava lotado de coisas inúteis também! Haha
      Um beijo!

      Excluir
  7. Ótimas dicas Fê! Eu tento me policiar pra não seguir pessoas que me deixam pra baixo. Tanto, como você comentou, sobre ter uma vida perfeita, quando aquelas que só reclamam de tudo e nos trazem uma energia negativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, exatamente! Pessoas negativas também são péssimas para o nosso bem estar. Um beijo!

      Excluir
  8. Creio que fazer tudo o que você citou no post deixa nossa vida nas redes sociais mais leve.
    Acho que já faço tudo isso, principalmente sobre deixar o computador organizado. Sou bem louca nessa questão, até minhas fotos tem legenda organizadas com data, local etc haha
    O que eu devo melhorar é nessa questão de seguir pessoas que aparentam ter a vida perfeito, confesso que muitas vezes me sinto mal por não ter a vida delas, é algo bem chato :(

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que demais organizar as legendas das fotos! Isso eu ainda não domino. Hahaha E olha que sou virginiana! :P Eu também tenho esse sentimento de ficar mal por não ter a vida de outras pessoas as vezes, por isso que evito o máximo conteúdo que me deixa assim. Acho que é meio impossível bloquear esse sentimento por completo, mas podendo evitar, sempre bom né? Um beijo!

      Excluir
  9. Fe como diz minha blogueira favorita Gabriela (Rica de Marré), o feed é o bonito, tudo belo e o stories é a realidade. Porque tipo ninguém vai postar foto quando acorda sem nada, ninguém vai postar sobre uma briga, desabafo, sobre um desespero, um pedido de ajuda. Agora nos stories tem muita gente que mostra o real como a Gabi, menina tem ela bebendo, stories bêbada, stories comendo horrores porque ela não nega que ama comer, tem stories mais família e ai tem as brigas dela real life. Ela é blogueira mais autêntica da vida e posta algumas zoeiras no feed que eu tb amo. Acho que seguir ou não gente que parece perfeita no feed depende da pessoa, eu penso em inspiração pra pequenas coisas e admiro aquelas que podem estar viajando, mas não consigo me depreciar acho que sei lá não vejo com os mesmos olhos.
    Eu amei tua limpeza nos apps, listas, e-mails eu fiz isso tem um tempo e no meu notebook que queimou eu perdi tudo né, ai meio que salvo o necessário no hd externo e faço limpezas regulares.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pam, super concordo! Eu acho incrível quem compartilha vida real sabe? Acho que usar as redes sociais para aproximar pessoas e gerar identificação é ótimo! É muito bom quando a gente consegue separar também o que gera inspiração do que gera comparação, mas sinto que nos dias de hoje, isso pode ser difícil para algumas pessoas, sabe? Principalmente para quem já tem algum motivo para se comparar (insegurança, baixa auto estima, ansiedade, depressão, enfim). Digo isso porque eu mesma sofro com essas comparações as vezes.
      É ótimo salvar coisas no hd externo, ajuda muito nesses momentos que nossos computadores nos deixam na mão. HAHA Beijo!

      Excluir
  10. É um tipo de limpeza que estou precisando fazer!

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  11. Oi Fê, estou precisando urgente fazer esse detox digital, gostei muito das suas dicas e vou logo fazer umas limpezas em minhas contas ^^


    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  12. Dias atrás estava irritada com a quantidade de e-mail que eu recebia, de loja que eu nem comprava. Faço esse limpa em rede social, faz um bem danado.
    bj www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    Adorei o post.
    A única coisa que tenho problemas dessas coisas que você fez é com os app de celular. Eu tenho alguns app que eu não excluo com aquela ilusão de que algum dia vou precisar dele, e nunca preciso. Aí quando o celular está pedindo socorro eu deleto. De resto, emails, mensagens, imagens e áudios de whatsapp não duram muito no meu celular.
    Estou tentando fazer o mesmo com o computador, deixar o minimo de coisas salvas nele (não posso dizer o mesmo do hd externo), até agora tá dando certo.
    Beeijoo!!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  14. Eu me "organizo" dessa forma também. Tanto no computador e celular, além do e-mails, mantenho somente o necessário mesmo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir

TOPO