MINIMALISMO NA MODA: DICAS PARA COMPRAR MENOS E MELHOR

Oi pessoas! Hoje eu quero compartilhar com vocês algumas dicas para comprar menos roupas e quando tiver que comprar, fazer de forma melhor. Já fiz um post sobre moda consciente que você pode ler clicando aqui, mas agora eu quero focar em quando a gente realmente precisa ir pras lojas. 

Lembrando que são dicas que funcionam pra mim, ok? :)


INVISTA EM AUTOCONHECIMENTO PARA SE VESTIR


O que isso quer dizer? É simples. Aprenda a enxergar padrões no que funciona pra você. Naquelas peças que você ama. As cores que fazem você se sentir incrível, as modelagens que te deixam confiante, enfim. Sabendo o que você ama e o que você não se sente bem usando, ajuda MUITO. Posso garantir isso. 

Se você não faz a menor ideia do seu estilo pessoal, dica: tire tudo do seu armário, experimente peça por peça e pense:

- Eu me sinto confiante?
- Eu me sinto confortável?
- Se eu tivesse que sair hoje eu usaria?

A partir daí, veja o que se repete. Pode ser cor, estampa, corte, enfim. Parece um exercício muito simples, mas ajuda bastante. 

ENTENDA QUE MENOS REALMENTE PODE SER MAIS

Quando sabemos o que funciona pra gente, paramos de consumir tanto por impulso. De repente você não acha que vale a pena comprar a última tendência ou não se deixa influenciar por outras pessoas na hora de comprar algo. Pode ser que você precise de apenas uma blusa e ela faça milagres em questão de combinações com o que você já tem, porque era necessária e dentro do seu estilo. E pode ser que você compre várias que vão ficar encostadas no fundo da gaveta, porque comprou por impulso (ou porque estava na promoção, era novidada, etc.). 

NÃO É PORQUE ACHAMOS BONITO, QUE FUNCIONA PARA GENTE

Muitas vezes eu via várias meninas com peças da moda ou opções nas lojas mesmo e pensava "nossa, que lindo. Vou levar." e quando chegava em casa, nem tirava a etiqueta da roupa ou experimentava na hora de sair e depois mudava de roupa. O que acontece é que nem sempre o que funciona para alguém, necessariamente vai funcionar para gente. E isso também com peças na vitrine. Podemos achar lindo, mas quando entrar no nosso armário, não combinar com o nosso estilo. Depois que eu percebi meus padrões na hora de me vestir, consegui diferenciar isso e hoje eu posso até falar "nossa, que linda essa blusa laranja!', mas não vou comprar porque sei que não vou usar depois. Por isso a dica nº 1 é a mais importante.

FAÇA LISTAS ANTES DE IR COMPRAR

Não adianta sair de casa sem saber o que você quer. Isso vai gerar estresse e provavelmente uma compra que não foi pensada. Se você precisa de uma calça jeans e uma jaqueta, anote. Pode ser num papel, no celular, onde quiser. Vai anotando tudo que você sente realmente falta na hora de se vestir, para quando chegar na loja, não fugir daquilo. Quantas vezes a gente pensa "preciso de um vestido preto" e acaba saindo do shopping com uma bota? 

-

Acho que o principal antes de comprar roupas novas é realmente se conhecer e ver o que está faltando. Mas também não vejo nada de errado em as vezes investir em coisas mesmo quando não precisamos, desde que elas combinem com o nosso estilo e que a gente use bastante depois! 

Um beijo!

7 comentários

  1. Definitely buy pieces that can be worn with different looks and know what looks good on you!

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  2. Eu só compro roupa quando realmente estou precisando! E ainda pesquiso muito antes de comprar (já que sou mão de vaca). xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Essa ideia de menos é mais é valiosa.
    Faz um tempo que adotei e não me arrependo.
    Amei o post.
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
  4. Olá Fê, gostei muito das suas dicas, antes eu comprava roupas sem um certo conhecimento de mim mesma e do meu corpo, então acabei comprando roupas que usei uma ou duas vezes e ficou estacionando no guarda-roupa. Hoje compro menos e mais consciente, e de fato nem sempre o que achamos bonito serve pra gente, quanta trend de moda eu gostei, mas quando coloquei no corpo não ornou... Amei o post!

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  5. eu sou a rainha das listas, faço mesmo pra não levar nada desnecessário.
    Já comprei peças por gostar na época e depois odiar em mim...
    bj www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  6. São ótimas dicas.
    Eu amo fazer listas porque realmente a gente sai e se perde.
    Eu quando não faço listas vou pensando em comprar uma calça e quando vejo já levei blusas, vestido e nada da calça.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  7. O q pega é saber do q gosto. Sempre tenho essa ideia de achar bonito e na hora nn dá certo.

    ResponderExcluir

TOPO