COMEÇANDO MELHOR O SEU DIA


Desde que comecei a me envolver mais com essas coisas de desenvolvimento pessoal, passei a ter muito contato com livros, sites e “gurus” que nos ensinam uma série de hábitos construtivos para conseguirmos ter a máxima performance ao longo de nosso dia, seja na esfera pessoal ou profissional.

Por boa parte do último ano e meio, tentei mergulhar a fundo nesses hábitos para conseguir me destacar da multidão e sentir que eu estava melhorando um pouco a cada dia, e cheguei à conclusão que, para que a gente consiga ter um dia agradável, a parte da manhã, particularmente o período logo depois de acordar, é fundamental.

Mas não da forma que eu imaginava.

Quando comecei a pesquisar sobre essas coisas, eu era mais ou menos assim:

“Preciso dormir cedo para ter um sono eficaz e acordar entre 4:30 e 5h da manhã para começar meu dia, tomar um café da manhã rico em gorduras saturadas (alguém aí já experimentou o Bulletproof coffee?) pra que eu possa começar a mergulhar nos estudos/trabalho e aproveitar o momento do dia em que eu estou mais descansado para conseguir produzir o máximo possível”.

Nada contra quem pensa assim, mas eu percebi que às vezes a melhor forma de começar o dia é devagar, sem se preocupar com nossas obrigações do dia. Conforme eu ia tentando ter uma vida mais frenética, eu percebi que estava deixando de cuidar de mim mesmo para me preocupar com coisas externas, e isso só servia para aumentar o estresse. Então, de uns dias pra cá, venho tentando experimentar algumas atividades diferentes para me ajudar a começar o dia mais tranquilo. Trouxe aqui para vocês aquelas que mais me ajudaram a desacelerar um pouco para poder aproveitar melhor meu dia e carregar as baterias o máximo que puder.

COMECE SE PREPARANDO NO DIA ANTERIOR

De todas as coisas que testei nesses últimos tempos, essa é a que eu mais me mantenho fiel. Um bom dia começa na noite anterior. Vocês são do tipo que ficam até a meia noite no celular ou computador? Talvez seja melhor rever esse hábito. É sempre bom abandonar os eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir (o máximo de contato que eu tenho é com um Amazon Kindle que uso para ler livros digitais). E falando em livros, eles são uma ótima forma de relaxar antes do sono.

Alguns cuidados adicionais que gosto de ter é tomar um chá de camomila pela noite e separar as roupas que vou usar no dia seguinte, para evitar ter que ficar perdendo tempo e energias procurando coisas no armário.

ACORDE CEDO

Talvez alguns de vocês tenham estranhado quando falei ali em cima sobre acordar entre 4:30 e 5h da manhã, mas me mantenho fiel a esse hábito. Digo isso por dois motivos:
1.  Quanto mais cedo acordo, mais tempo tenho para começar bem meu dia antes de ter que me preocupar com trabalho/estudos;
       2.  Dificilmente alguém vai te atormentar a essa hora. Nem chefes, esposos(as), filhos, pais, amigos nem ninguém. Esse é o seu horário para começar o seu dia sem ter que se preocupar com nada além de você mesmo, então aproveite esse momento, porque eles costumam ser escassos ao longo do dia.

Vale lembrar aqui que algumas pessoas simplesmente não são matinais. Algumas preferem ter uma noite tranquila e ir para cama mais tarde do que acordar pela madrugada. O importante é experimentar e ver o que funciona melhor para você.

MEDITE

Não vou fingir que sou um mestre em meditação, mas acho que em um mundo onde a gente sempre está super conectado e preocupado, poder esvaziar e clarear a mente acaba sendo uma habilidade muito útil. Ainda me falta muita coisa antes de poder falar com certeza que sei meditar, mas consigo perceber que uns 10 a 15 minutos de silêncio logo no início do dia podem fazer toda a diferença.

LEIA UM LIVRO

Eu sempre gostei de ler, e já trouxe aqui no blog vários exemplos de livros de desenvolvimento pessoal para vocês. Mas pra mim, prefiro deixar o desenvolvimento de lado nessa hora e ficar com os bons e velhos livros de ficção e aventura. Da mesma forma que recomendei a leitura antes de dormir, recomendo ela logo ao acordar, mas não gosto de ler nada que me deixe muito encucado logo de cara. Gosto de ler uma ficção simplesmente pelo prazer de ler, sem ter que me preocupar com desenvolvimento. Leituras mais profundas eu reservo para ao longo do meu dia.

TOME UM BOM CAFÉ DA MANHÃ

Já se foi o tempo em que eu acordava, engolia um copo de leite com nescau e ia pra escola. Hoje em dia prefiro parar e preparar um café da manhã que eu sei que vai me dar energia para começar meu dia (e olha que, trabalhando em chão de fábrica, energia é algo que eu preciso muito hahahahaah). Tomem um tempo para conseguir se alimentar sem pressa e com qualidade, para conseguirem aproveitar ao máximo o dia.

Acho que essas são as dicas que mais têm me ajudado. E vocês, já experimentaram algumas dessas coisas? Ou será que tem alguma ideia diferente? Deixem aí nos comentários que eu vou adorar experimentar!
Jão

16 comentários

  1. Adorei as dicas Jão! Eu ando muito estressada esses dias e acho que boa parte desse problema são as minhas manhãs que são sempre tumultuadas. Vou tentar utilizar algumas dessas técnicas.

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas, são simples e funcionais né?
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  3. Dicas super válidas!
    Tenho percebido que a loucura da minha se resume a 'falta de organização'
    N só a organização física, mas a do meu tempo!
    Sei que se eu organizar meu tempo e adotar alguns hábitos, vou conseguir organizar todo o restante da minha vida!!!

    Bjooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Achei suas dicas super válidas Jão! Confesso que não pratico nenhuma delas, mas vou tentar abandonar os eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir. Chego 11h da noite da faculdade e costumo ainda levar um tempo até ir dormir, vou me esforçar para que seja um tempo de qualidade :)

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Jão! Eu sempre leio antes de dormir e sinto que me relaxa muito. Parece que me prepara mesmo para uma noite mais tranquila de sono, sabe? E tento sempre tomar um café da manhã preguiçoso, com calma mesmo. Acho que o dia rende BEM mais quando a gente não faz tudo na correria. Um beijo! :*

    ResponderExcluir
  6. Goste das dicas, Jão.
    Eu e minha amiga estávamos falando justamente disso hoje, que não estamos conseguindo organizar o nosso dia-a-dia e estamos completamentes perdidas em relação a afazeres, etc. Irei começar a tentar preparar o meu dia um dia antes como sugeriu para ver se consigo colocar as coisas no eixo.

    www.memorizeis.com

    ResponderExcluir
  7. Um bom café da manhã tem me ajudado muito, aquele momento gostoso, sem pressa, antes eu saia voando e nem comia nada direito.

    beijos.

    ResponderExcluir
  8. Eu procuro na medida do possível planejar bem o meu dia seguinte para que o mesmo possa render bastante.
    Ótimas dicas.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei esse post, definitivamente acordar cedo é algo que eu amo!
    Como eu trabalho a tarde, dificilmente tenho tempo de fazer minhas tarefas diárias e até mesmo os meus hobbies pois chego somente 23h em casa, cansada. Infelizmente as vezes eu ligo a TV e vou dormir 2h da manhã, porém mesmo assim eu amo acordar cedo, ter esse tempo para nós mesmos é essencial.
    Tomar um bom café da manhã é algo que estou começando a fazer agora, aquele cafézinho preto básico pra começar e uma rap 10 pra dar AQUELA reforçada.
    Amei esse post.

    Carol Justo | pink is not rose

    ResponderExcluir
  10. Nossa, esses hábitos são muito bons quando a gente começa a praticar né. Olha, eu não sei se eu pensava sobre o fato de ser melhor para mim ahaha ou era meu toc virginiano falando, mas eu sempre preparei minhas coisas do dia seguinte, no dia anterior ahahhahahhahaa

    as vezes o chá de camomila é MUITO BOM ahahhahaaa eu super separo as roupas, acho que é muito bom, EXATAMENTE isso que você falou, pra não ficar perdendo tempo e energia ahhahaha nossa então, só acho que esse post é muito pra mim ahahhahaha eu sou muito de sempre acordar cedo pra tudo ahaha

    Meditar é algo que ainda não consigo ahahhaha mas um dia consigo ahahhaa Eu já experimentei todas ahahaha menos o meditar, porque eu não consigo :s mas o restante eu faço muito isso, pra mim, acordar cedo, tomar café com calma e bem! ahahhaha

    www.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  11. Eu não sou muito uma morning person mas já reparei que se eu acordo relativamente cedo, consigo render bem melhor no meu dia, fico mais descansada e organizada. E isso de se organizar no dia anterior me ajuda muito, faço várias listas... claro que as vezes a procrastinação ganha de tudo, mas normalmente dá certo. E ahhh café da manhã, existe algo melhor nesse mundo? Eu amo! Minha refeição favorita. Gosto de ter tempo, de preparar as coisas com calma. Tenho que começar a desenvolver o hábito de meditar, acho que isso ia me ajudar imensamente. Ótimo post!

    Beijos,
    brilhodealuguel.com

    ResponderExcluir
  12. AMEI esse post,com certeza acordar cedo, com tempo e sem fazer tudo na correria já começamos o dia de um jeito diferente. e pra mim tomar um bom café da manhã é indispensavel

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. Que dicas ótimas! Realmente nos ajudam a ter um dia ótimo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  14. Oieee, tudo bem??
    Esse post é fundamental para quem vive com estresse e tem noite mal dormidas, e essa pessoa sou eu hehehe algumas vezes já fiz conforme que você falou, mas não consigo ser fiel, comprometer comigo mesma, porque eu amo/vivo madrugar, e as vezes incomoda e desejo ter um hábito de dormir bem e acordar bem, o que me ajuda é ler livro antes de dormir e ler bíblia ao acordar, só tenho preguiça de continuar fazendo isso e acabo madrugando assistindo séries, oxe!!! Está de parabéns pelo post bem detalhado que atrai aqueles que estão lendo para levar uma vida mais leve <3
    Até mais!
    www.mandyliine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. ler antes de dormir é uma coisa que ainda quero tentar. até mesmo pra voltar com a minha rotina de leitura que acabou se perdendo quando entrei de férias. mas essa de tomar um bom café sem pressa ainda considero uma das melhores dicas ♥

    ResponderExcluir

TOPO