SUSTENTABILIDADE

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

VIAGEM

CINCO COISAS QUE PAREI DE CONSUMIR

(Créditos da imagem: All Saints)

Depois que comecei a pesquisar mais sobre minimalismo, desacelerar e outros assuntos relacionados, comecei a repensar a base disso tudo: o consumo inconsciente. Sabe quando você entra numa loja querendo algo específico e acaba levando uma coisa que nem precisa só porque estava na promoção? Ou quando você compra objetos aleatórios e nem tem mais onde colocar? Ou quando compra aquele sapato que todo mundo está amando, mas você nunca usaria porque não combina com você? Ou quando troca de celular apenas porque o seu é um modelo antigo? Pois é. Comecei a prestar mais atenção em tudo isso antes de consumir e hoje trouxe 5 coisas que eu parei de comprar (ou desacelerei) e os motivos  dessa decisão para poder compartilhar com vocês. :)

BOLSAS E SAPATOS

Bolsa nunca foi uma coisa que eu amasse, mas sempre tive mais do que o necessário. Acabava comprando por impulso e no final usava a mesma toda vez ou enfiava tudo no bolso da calça (as vezes ainda faço isso). Acabei ganhando uma preta tamanho médio ano passado e ela cabe tudo que eu preciso, além de servir para qualquer ocasião, então não tem porque eu comprar outra. Sobre sapatos eu já fui mais ligada, principalmente em tênis. Hoje em dia eu só compro se for necessário. 

ROUPAS ESTAMPADAS OU QUE NÃO COMBINAM COMIGO

98% do meu armário é de roupa preta, cinza ou branca. Fora isso, tenho umas 3 ou 4 peças estampadas (a maioria ganhei ou comprei por impulso). Não acho que combina com o meu estilo e não me sinto totalmente confiante quando coloco. Ou seja, não faz sentido nenhum comprar. As vezes eu nem odeio a roupa em si, só acho que não funciona com o resto das coisas que eu tenho e com o que eu gosto, então acaba ficando encostado. Fica uma dica: antes de saírem comprando roupas novas (e da moda), pensem se a peça combina com o que você já tem e com a sua vibe. Muitas vezes a gente não faz essa avaliação e a roupa fica lá até com a etiqueta por meses! Vamos ter mais consciência? Seu bolso e o meio ambiente agradecem! :) 

ELETRÔNICOS

Eu nunca fui muito de trocar de celular, computador e tal, mas por isso mesmo vou compartilhar aqui o motivo. Sempre fui de pensar que se o meu aparelho está funcionando e me atendendo para o que preciso, não vou comprar outro. Por aqui é assim com qualquer eletrônico. Meu celular tem quase 3 anos, meu notebook tem 5 e meu computador 6. Todos fazendo suas funções perfeitamente. Quando eles pararem de ligar ou algo do tipo, aí sim eu penso em investir nisso de novo. Vale pensar se você realmente precisa daquele iPhone de R$5.000 ou se quer comprar apenas porque é novidade. 

DESODORANTE DE MERCADO/FARMÁCIA

Calma. Eu ainda uso desodorante. Mas por aqui é um natural, livre de coisas tóxicas que fazem mal pra saúde. Ensinei a fazer nesse post aqui do meu Instagram. É uma receita adaptada da Bela Gil e todo mundo aqui em casa usa e adora. Não joguei fora nenhum dos que eu já tinha, mas depois de finalizados, não comprei mais. Economia no bolso e alegria por estar usando algo natural! Não gera tanto lixo (apenas o pote do leite de magnésia quando acabar) e fico livre de alergias. Vale a pena ler esse post aqui do eCycle para entender melhor os impactos negativos que os componentes de um desodorante comum pode causar. 

ITENS DE PAPELARIA

Eu já fui a louca da papelaria. Canetas, bloquinhos, cadernos e tudo que fosse relacionado me deixava com vontade de sair comprando. Hoje eu olho pra quantidade de espaço que essas coisas ocupam no meu quarto e sério, não tem como comprar mais. São muitos itens iguais e que nem são utilizados sempre. Tem coisa de quando eu era do ensino médio que ainda está novo (8 anos, fala sério). Definitivamente não é mais uma opção comprar. Fora que hoje eu anoto a maioria das minhas coisas no celular, então agendas por exemplo nem são mais úteis para mim. 

 -

Vocês também pararam de consumir alguma coisa nesses últimos tempos? A sensação que eu tenho é de liberdade cada vez que eu me vejo tendo mais consciência do que estou comprando/usando (por isso achei essa foto legal pro post HAHA). Me falem nos comentários as experiências de vocês. Um beijo!


15 comentários

  1. De todos esses itens, o que eu sou mais descontrolada é itens de papelaria. Não posso entrar em uma que eu fico doidinha hahaha, preciso melhorar isso, mas é que é tanta coisa fofa!! Adorei o post! :)
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bolsas e sapatos nunca fui ligada mesmo. Agora fiquei curiosa com o desodorante natural! Vou até conferir a receita para testar!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê

    então, eu ainda sou muito consumista
    infelizmente tenho a necessidade de ter algo novo...
    roupas tenho pencas, a maioria nem serve em mim, mas na esperança de emagrecer, n dou boa parte
    ano passado doei umas 3 sacolas enormes e ainda tem umas 3 fora as roupas do guarda-roupa :( preciso parar e mudar isso, eu sei mas sempre deixo p depois.

    Vou ler sobre o desodorante! Fiquei bem interessada!!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Comecei a me conscientizar mais no meio do ano passado. Acho que aos poucos a gente vai "crescendo" e percebendo que não precisa de tudo o que está nas vitrines. Hoje eu sei a diferença do que é bonito e do que fica bonito em mim.

    Aos pouquinhos a gente vai melhorando né?! hehe

    Obs. adorei a dica do desodorante caseiro!

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei muito esse poast!
    Eu to doida para fazer a faxina no meu guarda roupa e repensar o que eu preciso. Eletronico é algo que também não saio trocando, apenas se estraga ou se eu perco (perder acontece muito). Pensar no consumo e no impacto que as coisas tem no meio ambiente é super importante.
    Vou testar esse desodorante natural, eu morro de medo do desodorante normal, mas é o que tenho pra usar, bom saber que existe outra opção
    No momento eu estou tentando parar de consumir comida na rua, principalmente café, eu tomava no mínimo dois por dia e cada um vinha em dois copinhos de plástico, o que é um impacto muito grande, ainda mais que na minha empresa eles apenas "separam" o lixo pra bonito mas no final vai tudo pro mesmo lugar... é algo simples mas é o começo

    Carol Justo | pink is not rose

    ResponderExcluir
  6. Confesso que tenha tomado bastante cuidado para consumir somente aquilo que é necessário.
    Ótimo post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ai, eu parei de comprar TANTA coisa desnecessária nos últimos anos. A gente se sente até mais leve, né? Além de deixar de comprar, eu também tenho tentado só deixar em casa os objetos (e móveis) que realmente são amados e utilizados. Comecei com os livros (doei MUITA COISA) e o hábito foi se espalhando para o restante da casa. Menos é definitivamente mais. Beijo Fe!

    ResponderExcluir
  8. Primeiro! QUE lindo esse blog <3 esse logo! to apaixonada ahaha

    engraçado como as coisas se unem né, eu estava conversando com a minha mãe sobre isso ontem, sobre como eu to mudando meus pensamentos em relação a compra, principalmente (porque eu sempre fui a doida da promoção).

    Eu tenho esse pensamento também, compre apenas aquilo que precisa, que é necessário e que sempre é o seu estilo. Bolsas, sapatos, e roupas, já criei a consciência e só compro quando necessário (queria aderir ao armário capsula, mas ainda não consegui ahaha)
    Desodorante achei interessante, eu uso um da Natura, porque tenho alergias aos que são aerosol, mas vou olhar o post de como você fez!

    Tenho desse mal de papelaria ahhahahaha esse ainda confesso que as vezes me dá a louca de comprar canetinha, caderninho ahaha mas logo eu mudo também ahahhahhaa

    amei aqui <3

    http://www.mairanamba.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Maíra, muito obrigada! Que alegria ler seu comentário, sério! HAHA <3
      Muito legal que você está mudando seus pensamentos sobre o consumo! Eu também estou nessa e aos pouquinhos a gente vê como a vida fica mais leve né? O armário cápsula eu também não aderi, mas acho a ideia muito interessante!

      Itens de papelaria são terríveis! HAHAH E o pior é que sempre aparece algo novo e fofo pra gente querer comprar. Tem que ter muito controle!

      Obrigada novamente pelo seu comentário, um beijo!

      Excluir
  9. Nossa que post bacana! Tenho repensado bastante sobre o meu consumo, principalmente o lance da pegada ecológica. Quero muito testar esse desodorante, você tem as medidas dos ingredientes?

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samara, que bom que gostou do post! Sobre as medidas eu faço de olho, confesso. Haha Em um potinho parecido com esse: http://imperatrizlembrancas.com.br/arquivos/uploads/Frasco-Cinturinha-100-ml-Spray-Luxo-.jpg eu coloco o leite de magnésia faltando mais ou menos uns 3 dedos pra encher e completo com água. O óleo essencial eu coloco aos pouquinhos e vou vendo de acordo com a minha preferência. Se você preferir um desodorante mais grosso, só colocar mais leite de magnésia. Se preferir ele mais líquido, acrescenta mais água. Mesma coisa com o óleo. :D Espero ter ajudado! Um beijo!

      Excluir
    2. Ajudou sim! Vou testar ;) obrigada!

      Excluir
  10. Eu tenho pensado bastante antes de consumir alguns itens e tenho doado muita coisa, o meu closet que era lotado esta ficando vazio e eu estou adorando isso.

    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Ahhh como é bom quando vamos nos libertando de coisas que já não nos servem mais! Adorei sua lista, também quero comprar sapatos e roupas no geral só quando for muito necessário.
    Parei de consumir anticoncepcional, produtos de origem animal e canudos plásticos. Quero me libertar cada vez mais!

    do cristal

    ResponderExcluir
  12. AHHHH eu tô muito nessa vibe, me identifiquei demais com esse post! Eu fiz uma listinha com 10 coisas que parei de consumir tem um tempo e tô querendo fazer igual você fez, só que em vídeo :) Achei bem legal você ter compartilhado suas experiências e fiquei inspirada pra consumir menos coisas ainda!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir

TOPO