SUSTENTABILIDADE

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

VIAGEM

SOBRE MUDANÇAS, RECOMEÇOS E FUTURO

Esse post provavelmente não estaria acontecendo, se não fosse por uma mudança recente e enorme na nossa vida: não estamos mais juntos. E aí vocês podem estar se perguntando o motivo de eu estar compartilhando aqui. Resolvi escrever sobre como mudar é preciso (e possível), recomeçar não quer dizer começar totalmente do zero (porque sempre aprendemos coisas novas com o tempo) e que o futuro é totalmente incerto. 

Sou uma pessoa extremamente espontânea. Aberta a novas coisas, a mudar, a testar, a tentar. Mas nem sempre foi assim. Por muito tempo passei minha vida sendo ansiosa, querendo ver o que tem lá na frente, o que o futuro me reserva. Sempre pensando "e se" ou "mas pode dar errado". Isso me impedia de fazer amigos, conhecer pessoas novas, tentar novos empregos, mudar algo em mim. Depois de um tempo, fui vendo que isso não nos leva a muitos lugares, a não ser depressão, medo e angústia.

A mensagem que queria trazer para vocês hoje, é que se você não está satisfeito, faça algo para mudar a situação. Se você quer trocar de emprego, procure outras opções. Se você quer tentar algo, tente. Se quer falar "eu te amo", fale. A gente passa tanto tempo travando o que queremos dizer, fazer, as vezes por medo, as vezes pelo outro, as vezes sem nem saber o motivo. E isso não pode dar em algo positivo. A vida vai passando (absurdamente rápido) e a gente fica com aquela sensação de arrependimento. De que poderia ter feito mais, que poderia ter arriscado, que poderia ter mudado. 

Da mesma forma quero dizer pra vocês que recomeçar algo, nunca vai ser igual a começar. Você pode tentar, mas não é mais o mesmo. As coisas mudaram, você mudou. Pode ser que você se sinta no início de algo de novo, mas já está transformado. Já é um (re)começo com novas ideias, novos sentimentos, novas experiências. E isso é ótimo. É dessa forma que a gente consegue crescer e aprender. 

Sobre o futuro, eu posso dizer que ele é a coisa mais incerta da vida. Enquanto a gente não valorizar o presente, as pessoas, o que temos, os momentos que estão na nossa frente, o futuro não vai existir. Não adianta você sonhar com a vida perfeita, se a sua vida está acontecendo e você não a valoriza. Não olha pra ela com o mesmo amor e a determinação que olha para o seu tão sonhado amanhã. 

Espero que vocês consigam viver todos os dias de forma plena e feliz, com muita gratidão. E se pensam em mudar algo em vocês ou na própria vida, tentem. Enfrentem o medo do novo.

Jão, feliz aniversário! Meu maior crescimento na vida até hoje foi ao seu lado e serei eternamente grata por isso.

Um beijo!

TOPO