TRÊS MUDANÇAS SUSTENTÁVEIS, FÁCEIS E ECONÔMICAS PARA O DIA A DIA


Eu e o Jão temos procurado alternativas mais sustentáveis, que não agridam (ou o menos possível) o meio ambiente e uma coisa que geralmente as pessoas pensam é que vai sair caro ou que não vale a pena. Hoje eu venho aqui mostrar 3 mudanças MUITO simples e que vão fazer você economizar, além de ajudar a gerar menos lixo e deixar menos plástico pelo mundo. YAY!

TROCAR A ESPONJA DA COZINHA E O DETERGENTE POR BUCHA VEGETAL E SABÃO DE COCO

Com R$7 reais a gente compra aproximadamente 1m de bucha vegetal e isso dura uns bons meses. Por aqui a gente corta em pedaços pequenos e vai trocando conforme necessário. A bucha não agride panelas, pode ir para uma composteira (é algo que pretendemos fazer ainda esse ano) e se você tiver sorte, pode comprar com sementes e plantar! Estou muito feliz que encontrei na minha, então vou tentar plantar já! O sabão de coco que a gente comprou veio em embalagem plástica (ble) e infelizmente utiliza sebo animal, o que sou contra, mas vamos continuar usando até acabar. De qualquer forma, muito menos plástico (só veio o que embalava as barras) e mais durabilidade (tem meses que compramos nosso pacotinho). 

REUTILIZAR POTES DE VIDRO E LATAS

Sabe quando você compra azeitonas, geléia, mel ou qualquer coisa que venha em potes de vidro e não sabe o que fazer com eles depois? A gente lava, tira os rótulos e coloca novos alimentos ali dentro, como linhaça, cacau, temperos ou simplesmente usamos para guardar coisas na geladeira. E as latinhas ficam ótimas para guardar lápis, por exemplo. Fiz um DIY muito simples no Instagram, que você pode conferir clicando aqui

UTILIZAR ECOBAGS PARA FAZER COMPRAS

A gente costuma fazer compras em um mercado que vende atacado e lá eles não dão sacolas, a não ser que você compre. Super apoio. Hehe Temos duas ecobags de tamanhos diferentes que cabem tudo que a gente precisa e não, não fica nada amassado. Com o tempo você consegue organizar da forma que funciona melhor pro seu dia a dia e juro que não tem mistério, é bem prático. Ah e não precisa ser só pro mercado, tá? Recusar sacolinhas minúsculas em farmácias ou quando comprar algo pequeno já ajuda muito. :) Se cabe na sua bolsa/bolso/mochila, não tem porque aceitar.

-

Estamos muito empolgados para tentar fazer novamente essa receita da Cristal de sabão líquido (a primeira vez que a gente tentou não deu certo, mas não vamos desistir!) e adaptar cada vez mais coisas na nossa rotina. Vocês costumam fazer algo para ajudar o meio ambiente? Já fazem alguma dessas coisas? Falem nos comentários! Um beijo!

17 comentários

  1. Sempre reutilizo os potes por aqui. Gostei da opção da bucha vegetal na pia

    Beijos!!!
    E aí, gostou?

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Aqui em casa também aproveitamos potes de vidro
    os relatos de uma jornalista

    ResponderExcluir
  3. São dicas preciosas para essa realidade que estamos vivendo né?
    Ótimo post.
    bj http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  4. Lá em casa nós tentamos ter atitudes sustentáveis. Potes de vidro e até de margarina a gente lava e reutiliza.
    Também usamos ecobag para as compras do mercado e minha mãe sempre diz “quero levar o mínino de sacola plástica possível”.
    Também separamos o lixo reciclável, que é algo MUITO importante.
    Se todo mundo fizesse sua parte o mundo seria um lugar bem mais limpo e melhor... Pena que não é assim e está longe de ser :(

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu amei sua postagem. Aqui já reutilizamos potes de vidro, por que a saga do sumiço de potes, creio que aconteça em todo lugar! Agora, a bucha vegetal e o sabão de coco é uma coisa que já temos costume de usar aqui em casa, mas para outras coisas. Valeu pela dica. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Fê, amei as dicas. Vou comprar a bucha vegetal e experimentar usar no dia a dia <3

    ResponderExcluir
  7. Eu amo reutilizar potes de vidro para guardar ervas e temperos!
    E nunca pensei em usar bucha vegetal pra louça, sempre pensei em usar só no banho

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    São ótimas dicas, minha mãe faz sabão em casa e sempre me dá =)

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre reutilizo potes de vidro!
    Dia desses tive que doar alguns para amigos pois tava cheia e nem tinha mais onde guardar. hehehe...
    Beijo

    http://www.lalaismerim.com.br

    ResponderExcluir
  10. AFF EU AMEI ESSE POST, ESSE BLOG, ESSE TUDO!
    com certeza voltarei mais vezes <3

    www.garotasenxaqueca.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fe!

    Eu sempre reutilizo potes... O uso de ecobags é meu próximo objetivo, ainda não cheguei lá! Parabéns por essas pequenas e significativas mudanças...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  12. Adorei a dica da bucha, as outras sempre faço
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu não sabia disso da bucha, na real, nem sabia que existia! Vou procurar o sabão de coco no mercado ou algo do tipo. Felizmente a da ecobag e não aceitar embalagem faço quase que sempre, então é um alívio saber que pelo menos um passinho eu dei. O meu problema com copos é que dependendo de quais forem, eles são bem ruins pra usar em algumas coisas daí por isso prefiro comprar algo que não seja em copo de vidro exatamente porque sei que vou acabar não utilizando direito.
    Eu amei essas dicas. :)

    Pale September

    ResponderExcluir
  14. Vidro aqui em casa eu sempre reutilizo, uso bastante as ecobags também!

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre reutilizo vidros, e acho que fica muito lindo na decoração.
    Eu não sabia que essa bucha poderia ser utilizada para lavar a louça.. E gosto muito de sabão de coco, mas não compro muito. O detergente é mai prático, mas prejudicial ao meio ambiente né.
    E ainda utilizo as sacolinhas de supermercado pensando em colocá-las na lixeira. Mas quero mudar isso.
    Beijos

    ResponderExcluir

TOPO