DICAS PARA PRATICAR O AMOR-PRÓPRIO

Já falamos aqui no blog sobre como lidar com ansiedade e sobre multipotencialidade, que são coisas na minha vida que eu tive que aprender a conviver desde nova e que sempre fizeram com que eu me sentisse diferente das outras pessoas, mas hoje eu aceito que fazem parte de mim e tá tudo bem!

O Jão foi tipo a peça que faltava para que eu fosse em busca do autoconhecimento e do amor-próprio (sim, precisou alguém "de fora" me mostrar que eu tenho valor, para que eu pudesse olhar pra dentro com mais carinho. Obrigada amor <3 HAHA). Lá fui eu ler vários ebooks, assistir vários vídeos e fazer vários testes pra entender melhor como eu sou e me amar assim. Por isso, hoje vou compartilhar algumas dicas que acho que podem te ajudar nessa busca pelo seu amor e pela sua aceitação. 


TENTE NÃO LIGAR PARA O QUE OS OUTROS PENSAM

Ok, já comecei com uma bem difícil (inclusive pra mim, acho que é a que mais me trava). Mas totalmente necessária. Seja na cor de cabelo, roupas, escolha de faculdade, se prefere gatos do que cães, se quer ser vegetariano, largar seu emprego ou seja lá o que for. Coloque na cabeça que a vida é sua e que se você não está fazendo nada de horrível por aí, ninguém tem que se meter ou concordar. Claaaro que sempre vai bater aquela insegurança (eu acabei de pedir demissão em um momento de crise, então segura na minha mão e vem HAHA) e medo de te julgarem. Mas isso não pode te deixar pra baixo ou determinar se sua ação foi boa ou ruim de acordo com o que os outros pensam. Você se sente bem com a sua escolha? Então mantenha a cabeça erguida e siga com ela. As pessoas podem querer se meter na hora, mas depois largam pra lá e a vida segue.

RECONHEÇA SEUS PONTOS FORTES E FRACOS

Hoje eu consigo ver que sou uma pessoa carinhosa, empática, dedicada, criativa. Mas também sei que uso perfeccionismo como desculpa para não começar algo, desisto fácil das coisas e não gosto de seguir regras. Quando você se conhece a ponto de saber seus pontos positivos, mas também os negativos, fica mais fácil se aceitar, porque você consegue ver suas forças e fraquezas e trabalhar nelas. Se você tem dificuldade para ver suas qualidades, comece perguntando para pessoas próximas o que eles mais admiram em você. Isso ajuda bastante! :)

PARE DE SE COMPARAR COM OS OUTROS

A gente vive em um mundo onde fica muito (MUITO) fácil achar que a vida de todo mundo é perfeita, menos a nossa. No Instagram, Facebook ou seja lá onde for, sempre tem aquela pessoa que parece não ter problema nenhum, defeito nenhum e tudo parece fácil e incrível. Acredite, não é bem assim. As pessoas compartilham aquilo que elas acham bonito e legal, obviamente. Mas a vida delas não é assim o tempo todo. E mesmo que seja, ficar se comparando não ajuda em NA-DA. Inclusive recomendo que você pare de seguir essas pessoas, se está te fazendo mal. Entenda que cada um tem a sua vida e seus problemas, ninguém é perfeito. 

CUIDE DE VOCÊ MESMO

Pode ser se arrumar bem, fazer exercício, fazer as unhas, fazer a barba, mudar o cabelo. Todas as coisas que fazem você se sentir mais confiante e feliz por fora, por mais que pareçam superficiais, ajudam também em como você se sente por dentro. E o que você faz diretamente pelo seu interior? Aqui já entram coisas como meditação, leituras agradáveis, uma boa noite de sono ou boa alimentação, por exemplo. Tudo que faz você se sentir pleno, confiante e feliz por dentro e por fora, são formas de praticar o amor-próprio.

FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS

Estou lutaaando todos os dias para conseguir manter uma rotina de exercícios em casa, porque sou muito preguiçosa para essas coisas, mas acredite, faz um bem danado! Você se sente mais disposto, feliz e pronto para começar o dia (se for pela manhã). Super recomendo o canal da Cassey, Blogilates. Ela tem várias séries legais que você pode fazer em casa e é uma fofa. :) A intenção pelo menos pra mim aqui não é estética (pode ser o seu caso, se faz você se sentir bem), mas sim saúde. 

MANTENHA UM DIÁRIO DE GRATIDÃO

Use um caderninho (pode ser novo, antigo, você decide) para escrever todos os dias coisas que você ama sobre você mesmo e sobre a sua vida. Pode ser 10 coisas ou 3, escreva no seu ritmo. A intenção é que você consiga ver todos os dias algo positivo. Você vai se sentir bem e grato por quem é e tudo que tem. 

ACEITE SUA VULNERABILIDADE

O Jão me deu um livro sobre vulnerabilidade, chamado "A Coragem de Ser Imperfeito". A autora Brené Brown fala sobre como devemos enfrentar nosso medo de nos expor e de correr riscos, sobre reconhecer nossos erros e que somos imperfeitos e faz com que a gente reconheça que temos valor sim! Independente do que as pessoas tenham nos falado a nossa vida inteira ou possam achar. Não se deixe travar por medo de mostrar quem você é, de ousar, de tentar. Tenha compaixão por você mesmo, tenha coragem de ser você

-

Bom, é isso pessoal! Deixem nos comentários o que vocês fazem para praticar o amor-próprio também! Um super beijo!


27 comentários

  1. Que texto maravilhoso <3
    Eu sou uma pessoa muito auto-scrítica, já fui de me comparar muitoo com as outras pessoas, me não fazer tal coisa pensando no que os outros vão achar, me de sentir inferior... E tudo isso é muito horrível, me deixa bem mal :(
    Hoje em dia graças a Deus estou melhor, tenho essa consciência de que ninguém é perfeito e que está tudo bem. Cada um tem seu jeitinho e é especial por ser assim.
    Sério, gostei muito das suas dicas, é sempre bom ler algo assim! ♥

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou super assim, desde novinha! Mas acho que com o tempo a gente acaba se aceitando mais e vendo que não podemos nos esconder ou nos sentir mal por sermos quem somos, independente das nossas supostas fraquezas. Todos nós somos incríveis! <3

      Excluir
  2. Essas dicas são ótimas! Nada como o amor próprio, né?
    Fiquei curiosa com o canal Blogilates, vou conhecê-lo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. nossa que post maravilhoso de utilidade publica! temos que nos amar mesmo, to precisando colocar algumas dessas suas dicas em pratica

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Amei esse post! Essas dicas são importantes!
    Eu tenho uma lista de gratidão, mas as vezes esqueço dela!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Amei muito, me fez pensar demais, preciso começar a por em prática algumas dessas coisas..

    Beijos

    Aos Olhos da Diu

    ResponderExcluir
  6. Que post maravilhoso Fê! Good vibes demais. Eu acho que uma das coisas mais difíceis é mesmo não ligar para a opinião dos outros, mas tenho aprendido a viver a minha vida sem precisar da aprovação de ninguém. Afinal, a MINHA aprovação deve ser a mais importante, né? <3

    ResponderExcluir
  7. Amor próprio dá para usar sem moderação, né?
    Eu achei o post bem interessante e gostei do seu ponto de vista.
    Parabéns!
    bjOO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    ResponderExcluir
  8. Exercícios físicos são subestimados quando a gente é adolescente, né? Eu, particularmente não curtia. Mas eles são importantíssimos não só pro corpo, pra cabeça também. Ajuda muito, é uma motivação. Gostei da ideia do diário de gratidão também. Ótimas dicas <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  9. Ótima matéria <3
    O que eu tenho mais dificuldade é parar de me comparar com os outros... sempre que vejo foto de alguém que estudou comigo e tá morando em outro país, fico analisando onde errei (sendo que to aqui, não mudei nem de cidade!)... mas estou tentando me policiar quanto a isso... quem sabe aos pouquinhos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, sei muito bem como é isso! Me sinto super assim as vezes, mas estou tentando ao máximo focar na minha vida e em como posso melhorar! É difícil, mas a gente consegue aos pouquinhos, como você disse! <3

      Excluir
  10. Olá, gostei muito do seu post! Ensina muito às pessoas que estão nesta situação.
    Parabéns
    Desejo a você um ótimo dia, com muita paz.
    Obrigada pela visita.
    Beijos coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  11. Amor próprio acima de tudo.
    Adorei seu post as dicas são perfeitas.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
  12. Excelentes dicas. Tô tentando colocar tudo em prática. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  13. Post bacana, Fê, dicas excelentes! Amor-próprio: tudo começa por aí;)
    Vou dar uma lida no texto sobre ansiedade.
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  14. que post maravilhoso ♥ as redes sociais nos fazem ser muito críticos, né? sempre nos comparando com os outros, com o que os outros tem... suas dicas foram maravilhosas, vamos todas nos amar mais ♥

    ResponderExcluir
  15. Quando a gente conhece nosso valor e começa a se amar mais, tudo ao nosso redor se transforma! Fica bem melhor. Amei suas dicas!


    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  16. Aamazing and so itneresting post!
    I'm first time on your blog and I really like it!
    It's really amazing! Follow for follow?
    Let me to know, on my blog! Hope you will visit me.
    Maleficent

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho o pote da felicidade que faço os exercícios de gratidão e faz um bem danado.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  18. Acho que pelo menos um terço dos problemas entre pessoas não existiriam se praticassem amor próprio, e eu gostei muito das dicas! Tenha um ótimo dia, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Como eu já tinha tido, eu adorei esse post <3

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Gostei do canal que você indicou, quero voltar a me cuidar mas não tenho companhia para academia. Vai ser legal aprender uns exercícios novos. O meu maior problema é me comparar com as pessoas e dar ouvidos ao que todo mundo diz. Já melhorei bastante do segundo quesito, mas as vezes alguma pessoas conseguem me deixar super para baixo. Eu definitivamente amei seu post ♥
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, fico muito feliz que tenha gostado do post! <3 Eu também não tenho companhia para a academia e é uma coisa que eu já não gosto, aí já viu né? HAHA Acabo não indo! Por isso que eu estou fazendo em casa acompanhando esse canal, vale muito a pena! Você faz no seu ritmo, ela explica direitinho como faz e tem vários vídeos! :D
      Algumas pessoas sempre tem algo de negativo para falar e acaba nos afetando MUITO! Minha sugestão para esses casos é tentar se afastar de pessoas que fazem isso. Se não tiver como (sendo família ou alguém muito próximo), vale a pena conversar sobre o assunto e explicar que não é legal e te incomoda! Um beijo!

      Excluir
  21. Dicas ótimas, mas a dos exercícios é difícil de seguir, kkkk.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  22. São pontos fundamentais e basicos que a gente acaba esquecendo no meio do caminho, né? Como é importante praticar o amor próprio, cuidar da gente!
    Obrigada por esse post e vou sempre tentar lembrar de tudo isso!

    ResponderExcluir

TOPO