SEIS DICAS PARA AJUDAR A TER UMA BOA NOITE DE SONO

Acho que todo mundo aqui já dever ter ouvido falar em algum lugar sobre a importância de se ter uma boa rotina de sono diária. Eu já falei aqui da importância de se ter uma boa noite de sono para nosso aprendizado, memória e para manter o cérebro sempre "limpo" e muitos estudos já mostraram os malefícios de se ignorar essa importante parte de nosso dia. No entanto, como nossa vida costuma ser mais corrida, a muitos acabam deixando esse "pequeno" detalhe de lado. Por isso eu busquei algumas opções para melhorar minhas rotinas de sono para me ajudar a ficar mais bem disposto durante meu dia (e conseguir aproveitar ele ao máximo). Muitas dessas coisas são experimentos que eu mesmo tenho feito para ver se funcionam ou não comigo, então caso alguém já tenha feito o mesmo ou tente fazer, postem aí nos comentários os resultados :D.

1. TENHA "RITUAIS" DE SONO

Uma coisa que me ajudou muito a melhorar meu sono foi aprender a me desligar quando vai chegando a hora de dormir e fazer algumas tarefas rotineiras. Por exemplo, eu gosto de manter um horário todas as noites (por volta das 21:00) quando eu paro de fazer qualquer coisa relacionada a trabalho ou diversão e começo a me preparar para o dia seguinte. Preparo uma lista com três a cinco itens (dependendo da complexidade da tarefa) contendo tarefas a serem realizadas no dia seguinte, deixo minhas roupas prontas para próximo dia (se for trabalhar), tomo um banho quente e vou para o quarto me deitar (ou assistir algum seriado com a Fê, porque ninguém é de ferro hahahaha).

De qualquer forma, o importante é realizar tarefas que te ajudem a "reduzir o ritmo". Outra atividade que funciona maravilhosamente e que eu ainda pretendo incluir em minha própria rotina é a leitura (de livros não-técnicos). Afinal, quem é que não gosta de ler uma boa aventura e ter uma sensação de relaxamento no final do dia?

2. LIMITE A EXPOSIÇÃO À LUZ E A ELETRÔNICOS

Estudos já mostraram que se manter em um ambiente com iluminação (mesmo que baixa) durante a noite pode prejudicar seu sono. Por isso é importante saber evitar muita exposição à luminosidade algumas horas antes de dormir. Mas convenhamos que, considerando o fato de que estamos constantemente conectados no computador, celular ou televisão, isso pode ser uma tarefa desafiadora. E é aí que mora o problema: a exposição a esses dispositivos (particularmente à luz azul que eles emitem) inibem a produção de melatonina, que é um composto que nosso corpo produz e que regula nosso sono. Então fica a dica: comece a reduzir o tempo de facebook e instagram uma hora ou mais antes de dormir para conseguir pegar no sono mais fácil. Se for difícil no início, existem aplicativos para computador e smartphones que alteram a luminosidade desses aparelhos e reduzem a quantidade de luz azul que eles emitem durante a noite. Alguns exemplos são o f.lux e Twilight.

Se quiser ir ainda mais longe e tentar idéias mais exóticas, pode tentar usar um óculos de lentes laranjas durante a noite. A lógica é simples: se o componente azul da luz inibe a produção de melatonina, um óculos de cor alaranjada (que filtra a luz azul que incide nele) vai anular esse efeito e ajudar a pegar no sono mesmo que ainda haja alguma iluminação local. Mas confesso que não fiz experimentos com isso, então se alguém tiver uma experiência para compartilhar, posta aí nos comentários!

3. PREPARE SEU AMBIENTE DE SONO


Nosso quarto precisa ser um "santuário" voltado quase que exclusivamente para o nosso sono. E isso infelizmente significa que o ideal é limitar as noites que passamos na frente da TV ou do computador antes de dormir. Não precisamos ser monges seguindo uma rotina rigorosa, eu mesmo falei ali em cima que gosto de ver seriados com a Fê de vez em quando antes de dormir, mas o ideal é garantir que seu quarto seja um ambiente voltado quase que exclusivamente para o sono. Quaisquer outras atividades podem ser feitas em outros cômodos, e na hora de dormir é só ir para o quarto. 

Como já falei ali em cima, nessa hora o importante é reduzir a exposição à luz: use blackouts para tampar as janelas (ou cortinas bem escuras) e tente manter o ambiente o mais silencioso possível (embora ruídos "brancos" como ventilador ou ar condicionado não tragam efeitos negativos). Alguns aplicativos (como o Sleep Cycle) inclusive trazem ruídos como o som de cachoeiras ou outros ambientes naturais para relaxar e ajudar a dormir mais rápido.

4. ALIMENTE-SE

Calma meus queridos e queridas, não estou falando de se empanturrar de pizza ou aquela sobra da lasanha da janta, mas de coisas muito mais simples. Na verdade, o que nós comemos durante a janta também pode ter um forte impacto no nosso sono. No livro "Dieta à Prova de Bala", o autor Dave Asprey argumenta que durante a janta devemos ter refeições ricas em gorduras. O motivo é simples: nosso cérebro nunca para. Imaginem que vocês tenham um carro que ande 24 horas por dia. O que acontece se vocês esquecerem de abastecer ele? Acho que nada de bom hahaha. Nosso cérebro continua trabalhando durante o sono, e para isso precisamos fornecer combustível para ele. Não precisa ser nenhum fanático por dietas específicas, é só saber fazer refeições que te forneçam energia suficiente para a noite. Mas cuidado, a janta em si precisa ser feita com antecedência, pois nosso corpo gasta bastante energia na digestão. Não faça refeições pesadas logo antes de ir para a cama. Nessas horas o ideal é dar um "combustível extra" para o corpo na forma de carboidratos. Experimentem tomar uma colher de mel todas as noites para verificar o efeito.

5. MEDITE

Para falar a verdade, não sou nenhum expert em meditação, mas já tive algumas experiências e posso dizer: com toda a certeza, esse é um hábito que quero inserir em minha vida. A meditação é uma atividade que ajuda muito a acalmar o corpo e a mente e é uma ótima opção para desacelerar durante a noite. Hoje em dia existem aplicativos que ajudam a fazer meditações guiadas e eu mesmo cheguei a pagar por um curso específico para isso. Algum dia pretendo trazer algo mais aprofundado aqui no blog para vocês, mas se já tem alguém aí que pratica, não deixe de comentar :D.

6. EXPERIMENTE

De nada adianta eu colocar um monte de coisas aqui se ninguém estiver disposto a praticar e buscar outras opções. Se quiserem achar aquela rotina que funcione perfeitamente para vocês, lembrem-se de sempre experimentar novas idéias e ver o que funciona ou não.

Então eu vou ficando por aqui meus amores. Digam aí nos comentários o que acharam ou sugestões sobre o que querem ouvir! Até a próxima!

Jão

12 comentários

  1. Ai menino adorei as tuas dicas... agora são 20:23 e acho que vou começar a desacelerar pq tô afim de dormir cedo.

    Na verdade seeempre tô afim de dormir cedo e nunca vou kkk.

    Beijo pros dois !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Julinha e os Vídeos - Canal do Youtube |

    | NeoBux - Aprenda a Fazer Mini Trabalhos e ganhe em Dólar |

    ResponderExcluir
  2. Óptimas dicas, eu por vezes tenho dificuldade em adormecer por isso vou ter que passar a por em prática esses conselhos! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  3. eu tenho muitas noites mal dormidas porque não sigo as dicas dessa listinha :c senti que foi um tapinha na cara hauhau obrigada
    ps podemos ser amigas sim *o* não tenho amigas blogueiras do rio!

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  4. Que ótimas dicas! Acho que ter um ambiente tranquilo e longe de equipamentos eletrônicos é essencial.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  5. Oiee
    eu durmo bem, aliás eu durmo até demais hahaha
    celular na cara a noite além de atrapalhar o sono prejudica a vista.
    Ótimo post
    bju
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  6. Vou seguir todas, estava precisando dessas dicas.
    Bjs,
    WWW.JUNTASEARRUMADAS.COM

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho desconectado meu celular e feito meditação e confesso ter sido maravilhoso!
    Adorei o post ♥

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  8. Pelas demonstrações que vi, é algo bem prático :D

    Felizmente consigo dormir tranquilamente mas vou levar estas dicas para o caso de, algum dia, estar mais agitado. Excelente post :D

    NEW FASHION POST | HOW TO be MODERN and TRENDY in a SHIRT.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  9. Uma coisa que tenho ouvido falar bastante é sobre meditação, fiquei curiosa e pretendo aprender mais sobre isso. Eu gosto de sempre fechar as cortinas e desligar os celulares, me ajuda demais. Amei as dicas.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  10. Amamos as dicas, mas confessamos que ainda é difícil de deixar os eletrônicos de lado antes de dormir.


    Beijos

    onlyinspirations.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

TOPO