DICAS PARA LIDAR COM A ANSIEDADE



Desde muito nova eu sofro de TAG (transtorno de ansiedade generalizada) e é uma luta diária para conseguir controlar minhas emoções e pensamentos negativos, que muitas vezes podem parecer sem sentido para quem olha de fora. 

Pra quem não sabe o que é esse transtorno, resumindo rapidamente, é uma ansiedade diferente de você ficar nervoso por uma prova ou com uma entrevista de emprego, por exemplo. É uma doença psicológica onde sua mente fica basicamente ligada o tempo inteiro e tudo toma uma proporção maior do que deveria. Esses sentimentos constantes acabam trazendo sintomas físicos (dor de cabeça, enjôo, tontura, falta de ar, dores no peito), de tão estressante e cansativo, além de poder desencadear outras doenças como a depressão ou a síndrome do pânico. 

Quando eu era mais nova, costumava ter crises de ansiedade todas as noites. Testei várias coisas (inclusive procurei ajuda médica) e algumas funcionaram, outras não. Hoje eu decidi fazer um post com algumas coisas que faço no dia a dia há bastante tempo e que me ajudam a ficar mais calma e menos ansiosa, principalmente quando sinto que vou ter uma crise novamente. 

OUVIR MÚSICA

A música foi (e ainda é) a maior ajuda para combater os meus sintomas. Aliás, tem uma lista de músicas específicas que foi feita por neurocientistas, que ajuda a aliviar a ansiedade. Pra mim, algumas bandas em especial me ajudam muito, justamente porque me lembram de situações difíceis que eu passei e passava hoooras ouvindo  (All Time Low, Linkin Park, McFly, The Maine…) e cantando bem alto. Ultimamente tenho escutado algumas músicas da Hillsong United e tenho me sentido tão bem, que as vezes escuto várias vezes a mesma, pelo sentimento de paz que me dá. Escolha bandas e músicas que fazem você se sentir bem ou lembrem momentos bons, que dão aquela sensação de abraço na alma, sabe? Isso aí. <3  

LER 

Eu não tenho mais o costume de ler ficção e confesso que pra um livro desse tipo me prender, não é fácil hoje em dia. Mas algum tempo atrás, eu não estava nem estudando e nem trabalhando e isso significava muitas horas livres para pensar coisas negativas e na minha vida em geral. Então eu adorava ler coisas tipo Harry Potter, A Mediadora, Os Garotos Corvos, etc., porque me tiravam da realidade. As vezes eu terminava tão rápido, que acabava lendo livro repetido. HAHA Pra quem gosta de ler, é uma ótima opção para desligar por algum tempo.

ARRUMAR AS COISAS

Juro que parece bizarro, mas funciona. Quando eu morava com meus pais, as vezes ficava com insônia, justamente por conta da ansiedade. Resultado: lá estava eu 11 da noite arrumando meu quarto (ouvindo música, sempre) e me sentindo muito organizada e bem melhor depois. Pra mim, a sensação de ter as coisas no lugar é muito boa e o simples fato de estar me movimentando e mexendo nas coisas que eu gosto, já me distrai e fico mais calma. Agora tenho uma casa inteira pra fazer isso, o que pode ser bom ou ruim. HAHA Experimente trocar as coisas do lugar, fazer uma limpeza no ambiente, trocar o lençol da cama, organizar aquilo que você ama e olha todos os dias. Um local arrumado faz com que a nossa mente fique mais organizada também e traz a sensação de positividade.

ESCREVER O QUE VOCÊ ESTÁ SENTINDO

Não precisa ser nada com palavras difíceis (eu nem saberia fazer isso HAHA) ou algo que alguém possa ler. Simplesmente escrever, livre, deixando os pensamentos viajarem. Eu costumava fazer isso no Word e inseria imagens de coisas que eu gostava ou que tinham a ver com o que eu estava escrevendo. Tipo um diário mesmo. Hoje em dia estou tentando manter um diário matinal, onde eu escrevo pelo menos alguma coisa logo quando acordo, para esvaziar a mente. Vale a pena tentar. 

MEDITAR

Essa foi a coisa que mais me ajudou no sentido de aliviar os sintomas físicos da ansiedade (dor de cabeça, dor no peito, falta de ar, etc.). Voltei a experimentar agora, porque o Jão comprou um curso de meditação online e também uso um aplicativo chamado Headspace. Sério, esse aplicativo salvou a minha vida. Ele é grátis (você tem 10 aulas gratuitas, mas se quiser pagar pra ter outras coisas mais específicas, também pode) e você tira 10 minutinhos do seu dia pra praticar a meditação. Não é nada de outro mundo no sentido de dificuldade, são exercícios muito simples. Eu costumava fazer todos os dias e quero muito voltar com esse hábito. Facilita para dormir (eu fazia sempre antes de deitar), para acalmar nos momentos da crise, para ter foco, para simplesmente esvaziar a mente, enfim. Funciona, sério. 

AGRADECER

Toda vez que tenho um pensamento negativo ou destrutivo, tento agradecer por algo. Pode ser uma coisa aparentemente simples, tipo o copo de água que está na minha frente ou mais profundo, como ter alguém especial como o João na minha vida. <3 A gratidão faz com que você se sinta mais feliz e faz com que você valorize mais o presente. 

RESPIRAR FUNDO

Um dos piores problemas pra mim sempre foi controlar a falta de ar quando tenho uma crise e meu coração fica acelerado. Nesses casos eu respiro fundo e me concentro na minha respiração por alguns minutos. No início é meio desesperador, porque da vontade de respirar rápido demais, mas aos poucos ela vai voltando ao normal e fico bem novamente. 

CONTATO COM A NATUREZA

Quando eu trabalhava na minha antiga empresa, eu tinha a oportunidade maravilhosa de estar a poucos metros do mar todos os dias. A paz que isso me trazia era absurda. As vezes eu sentava na praia depois do expediente, só pra ficar olhando as ondas e mexendo na areia (para a tristeza da minha mãe, porque eu sujava o carro todo HAHA). Se você não tem uma praia na frente do trabalho (eu sei, era muita sorte mesmo) ou não tem esse contato com a natureza normalmente, experimente plantar algo, andar descalço na grama, olhar o céu, caminhar em um parque (aqui no Rio eu indico uma caminhada pelo Jardim Botânico). Acalma, alivia o stress e você vai se sentir com as energias renovadas. 

TENTAR FOCAR NO PRESENTE

Isso é uma coisa que eu tento TODOS OS DIAS. É a parte mais difícil pra mim, mas tenho visto que não adianta me desesperar e querer adivinhar o futuro. Eu não tenho bola de cristal (até que seria irado, mas né HAHA) e não tenho como saber o que vai acontecer, então não faz sentido eu deixar de viver o presente por causa da minha preocupação com coisas que estão fora do meu alcance. Uma dica pra tentar focar mais no agora, é toda vez que você sentir que sua mente está te levando lá pra frente, começar a observar as coisas ao seu redor. Pode ser a cadeira que está do seu lado, uma formiga passando no seu pé. Parece inútil, mas ajuda bastante. Eu faço muito no trabalho. HAHA Isso meio que me puxa pra realidade do que está acontecendo no agora

Podem parecer dicas genéricas ou que não dão resultado, mas elas realmente funcionaram para mim nos piores momentos e funcionam até hoje. O importante é ir testando e ver o que ajuda você. 

Falem nos comentários suas maneiras de lidar com a ansiedade caso passem por isso e compartilhem o post com alguém que vocês conhecem e possa se beneficiar com algo que eu falei. :) Um beijo! 


39 comentários

  1. Ótimas dicas e ótimo post.
    Obrigada por visitarem o meu blog e parabéns pelo blog de vocês.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O que funciona bastate comigo é escrever sobre o que estou sentindo. As vezes, confesso, não dá muito certo, pois o turbilhão de pensamentos que carrego é impossível passar pro papel, todavia, isso acaba sempre me inspirando e me deixando menos ansiosa.

    Beijos!
    www.memorizeis.tk

    ResponderExcluir
  3. oiiiiiii, ótimas dicas! :D
    http://blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
  4. adorei esse post, eu tenho bastante crise de ansiedade e tentar focar no presente e escrever meus sentimentos sempre me ajuda

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Controlar a respiração é um santo remédio, realmente. Aprendi muito em relação a respiração com a yoga ~ e recomendo também a prática de yoga para controlar a ansiedade. Um beijo! :*

    ResponderExcluir
  6. Esses dias eu tive um ataque looouco de ansiedade e nem a respiração tava funcionando! Deitei e tudo, fiquei esperando, mas nada.. Gostei da ideia de escrever o que tô sentindo! Dá proxima farei isso!

    Beijo,
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
  7. As dicas são em legais mesmo! Ouvir música sempre e ajuda com a ansiedade!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. Eu também tenho TAG, então te entendo completamente. Eu comecei o tratamento fez um ano em Abril de 2017. Desde então eu tenho melhorado bastante, mas como você disse, às vezes é um desafio diário mesmo. Eu me identifiquei com tudo o que você escreveu! Algo que me ajuda muito é o yoga. Ele realmente mudou a minha vida (foi no yoga que eu aprendi a meditar), e eu realmente te aconselho a tentar. Para nós que somos ansiosas, ele nos ensina a viver mais o momento e a nos ligar ao que está acontecendo no aqui e no agora, algo complicado para os ansiosos, que sempre estão pensando no futuro e no que pode acontecer.
    Eu espero que você fique bem! A gente consegue <3
    Um beijo e abraço.

    ResponderExcluir
  9. Sofro de ansiedade desde pequena, é algo que tenho que lidar diariamente. Meus medos foram superados depois que comecei encarar mais as coisas de perto, sabe? Quando mais lidava com as coisas que tinha medo, mais aprendi superar as dificuldades! Amei demais suas dicas. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Fe!

    Também tenho problemas de ansiedade e faço várias coisas dessa lista... Me identifiquei bastante!!
    Adorei as dicas... Muito úteis!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas!
    Tem post novo lá no blog, um beijo :)

    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  12. Simplesmente amei!
    Sou mega ansiosa o que muitas vezes me atrapalha pra conseguir algumas coisas na vida!
    Tudo anotadinho aqui
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal
    Instagram

    ResponderExcluir
  13. dicas beeeem funcionais, já fiz algumas delas.
    Tentar distrair da ansiedade é a melhor maneira.
    Eu geralmente preciso sair de casa, ouvir música, conversar ou malhar.
    bj http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  14. Sei bem como é sofrer com a ansiedade e como vc me concentrar no presente é o + difícil. Excelente post, sem dúvidas vai ajudar mt gente.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  15. Eu sou MUITO ansiosa e arrumar as coisas, até mesmo limpar o banheiro já me deixa mais relaxada! Hahahahhah adorei o post!

    mariasabetudo

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito das suas dicas, até porque já uso algumas. Eu sou bastante ansiosa. Ouvir música funciona muito mesmo, principalmente screver. Quando eu escrevo o que sinto é um grande alivio. Meditar é uma coisa que quero aprender e natureza é meu amor <3 amo demais ficar pertinho da natureza.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  17. Que dicas maravilhosas!! Eu sou uma pessoa ansiosa ás vezes por um motivo específico e ás vezes por nada e isso é bem ruim, acabo tendo pensamentos ruins e também acabao descontando na comida... enfim é péssimo!
    Queria muito fazer aulas de meditação, tenho que aprender isso. Ouvir música é sempreee bom, ajuda muito, aliás já chorei muito com If I'm Lucky do State Champs eita música linda <3
    Agradecer é muito importante e tentar focar no presente também é difícil pra mim já que sou muito de criar diálogos, planos, situações e acabar me frustrando depois.
    Adorei o post :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho um sério problema com ansiedade chego até a passar maal amei as dicas.
    Bjs

    https://caprichadissimas.blogspot.com.br/2017/08/recebidos-da-amyclubwear.html

    ResponderExcluir
  19. Amei, estava precisando ler esse post.
    Bjs, <3
    WWW.JUNTASEARRUMADAS.COM

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca pesquisei pra saber se sofro de TAG, mas tenho alguns dos sintomas que você comentou. Uma das coisas que me acalma é ouvir música e ler um livro também. Por isso que escuto música em todos os momentos do dia. Tomando banho, lavando a louça, acordando, indo dormir, me arrumando pra faculdade, enfim, direto. E ler também, gosto dos livros que me colocam em uma outra situação de vida. Gosto dos livros mais adolescentes, porque acho alguns engraçados pra me animar e outros mais reflexivos com questões de bullying e etc. Nossa, arrumar as coisas, principalmente organizar tudo direitinho pra saber onde estão as coisas, também me acalma. Somos loucas, haha! Vivo arrumando meu guarda roupa, principalmente quando to muito tempo fazendo a mesma coisa, levanto do nada e vou arrumar o guarda roupa, haha! E escrever o que estou sentindo, nossa, faço muito isso e jogo no Tumblr mesmo, que é uma rede mais "privada". Ainda preciso colocar a meditação na minha rotina e é urgente, porque vivo estressada por qualqueer coisinha. Você mencionou aí que pra dormir ajuda e eu agora tenho a certeza que necessito fazer meditação. Isso de agradecer pratico sempre que to com um pensamento negativo também, aí sempre tem a frase "Bom, pelo lado bom (...)" hahaha! Respirar fundo me ajuda muito quando to nervosa. Outro dia na rua eu vi uma moto de polícia parando um garoto de moto (acho que a moto era roubada), mas como os policiais desceram da moto armados, fiquei nervosa, ainda mais por estar andando do lado. Daí respirei fundo pra me acalmar e voltei ao normal, haha! Contato com a natureza <3 sim sim sim! Principalmente praia! Só de ouvir as ondas e sentir aquela brisa da praia, me ajuda muito a aliviar o stress. Focar no presente é difícil, principalmente se você não esta satisfeita com ele né? Isso tá acontecendo comigo agora. Fico pensando nas consequências que poderão vir no futuro. É uma tortura e eu me esforço todos os dias pra parar com isso. Enfim, desculpa o comentário testamento. Adorei o post!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  21. Somos bastante ansiosas, gostamos bastante das dicas, realmente estar em contato com a natureza, acalma e muito. Ouvir música e ler é uma das coisas que mais fazemos para lidar com ela. E outra coisa que nos acalma é estar/brincar com nossos bichinhos de estimação.

    beijos

    onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Além de todas essas coisas, eu também comecei a fazer exercícios, umas duzentas abdominais para gastar um pouco a energia toda. Até que funciona comigo nas crises de ansiedade!

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  23. É engraçado como todas essas coisas que tu mencionou nos fazem um bem danado e deveríamos fazer naturalmente sempre nas nossas vidas. O problema é que vivemos num mundo louco, onde tudo é supercorrido e temos sempre que fazer algo ou estar em algum lugar, o que acentua esses problemas de ansiedade e estresse. Achei um amor o teu post, nunca tinha ouvido falar nesse problema da sigla TAG!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  24. Adorei as dicas Fê! Super importante segui-las e estar sempre rodeado das pessoas que amamos.
    Beijoos ❤️
    www.blogdaju.com.br

    ResponderExcluir
  25. adorei as dicas! sou muito ansiosa também, e tento muito focar somente no presente, nas situações que estão acontecendo e não deixar minha mente vagar e pensar no pior!

    força pra nós ♥

    ResponderExcluir
  26. Sou muito ansiosa e tenho crises bem feias. Geralmente tomo remédio pra me acalmar, ou tomo banho. Banho quente relaxa demais!

    ResponderExcluir
  27. Gostei imenso das dicas! A ansiedade é cada vez mais um flagelo desta época, precisamos de encontrar mais razões para sorrir!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  28. Eu amei sua postagem. A pior coisa que ansiedade faz em mim é a perca de sono e isso me traz alguns problemas. Então gostei muito de suas dicas, vou procurar tentar focar mais no presente. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Pra mim funciona anotar tuuuddoooo que tenho que fazer, assim eu sei que não to esquecendo de nada.

    Se quiser participar e/ou divulgar, separei um presentinho ara uma leitora lá no blog: https://oblogdafenixx.blogspot.com.br/2017/08/sorteando-blog-esta-de-volta.html

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem? Muito legal seu post, bem interessante... Não sei chego a sofrer de ansiedade, mas sou bem ansiosa... adorei as dicas!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio "O gnomo Elias"

    ResponderExcluir
  31. Ótimo post! Meu marido já passou por muitas crises de ansiedade e muitas vezes era difícil lidar com isso.
    Mas acredito que cada uma dessas dicas são exercícios importantes para ir diminuindo a ansiedade gradualmente.
    Ótimo post!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  32. Oi Fê, acho que é minha primeira vez aqui. Que chato essa situação, algum tempo atrás minha mãe passou por esse problema, o rémedio mais atrapalhou do que ajudou, hoje em dia ela está bem! Eu sou bastante ansiosa, mas nada grave rs. Fique bem!
    Beijos
    www.blogamago.com

    ResponderExcluir
  33. eu nunca fui atrás de tratamento para minha ansiedade (então não posso me diagnosticar com TAG) mas sei que ela passa todos os limites do 'normal', haha. então entendo bem isso de sofrer por ser ansiosa, tenho muitas crises e enfim... complicado, né? respirar fundo me ajuda bastante nessas horas e meditar é algo que quero incluir na minha rotina diária até o final desse ano, tenho ctza que vai ajudar bastante. adorei o post :)

    ResponderExcluir
  34. Cara, eu amei esse post. Eu tenho um grande problema com ansiedade, nunca fui diagnosticada por médico nenhum, mas tenho certeza que tenho esse transtorno, é algo fora do normal. Escutar músicas calmas me ajudam muito, inclusive semana passada descobri um sonzinho pra dormir maravilhoso, que me ajudou muito. Nunca consegui fazer meditação pq eu me irrito, dói minhas costas e eu me perco, mas seguimos tentando.

    Amei o blog de vocês, é super amorzinho <3

    BEIJOS <3 Pink Yuri | Pink is not Rose

    ResponderExcluir
  35. Ótimas dicas!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  36. Eu nunca havia ouvido falar dessa tal Tag.Também tenho algumas crises de ansiedade e, me identifiquei com alguns sintomas que citou. Principalmente falta de ar e o coração acelerando... sabe? Até salvei esse post nos favoritos pra ler novamente quando tiver passando por uma dessas crises que enlouquecem a gente, né?

    Um beijo
    Yasmim Gil
    yasmimgil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Eu vou testar essas dicas, tem horas que eu fico mal, já me tratei com psicóloga, mas parece que tem hora que volta sabe? Sempre penso em coisas negativas e começo a senti as coisas no corpo, o que é terrível. Eu vou tentar meditar, acredito que esse deve ser o primeiro passo que eu devo tomar. Adorei o blog e seu post! Beijo!

    carolpinheiro.com

    ResponderExcluir

TOPO