LIVROS QUE MUDARAM MINHA VIDA - MAIS RÁPIDO E MELHOR

Bom dia meus queridos e queridas, Jão aqui novamente trazendo mais uma idéia para vocês se aprofundarem nas leituras e desenvolvimento pessoal!

Como eu disse no meu último post sobre livros (em que eu recomendei "O Poder do Hábito"), sou um grande fã de ficção e desenvolvimento pessoal. Como meu ultimo post foi voltado para o desenvolvimento, pensei em fazer esse mais voltado para o lazer. Maaaaaas como vocês parecem ter se interessado pela última dica, achei melhor eu trazer uma outra do mesmo autor que complementa a leitura anterior. Eu estou falando de "Mais Rápido e Melhor", também de Charles Duhigg, que é um livro que vai além do "por que" de fazermos o que nós fazemos e explica "como" nós podemos ser mais eficientes naquilo que escolhemos focar. Esse livro traz uma série de dicas sobre produtividade, foco e motivação que são úteis independente se você está ainda estudando na escola, faculdade, batalhando no seu início de carreira ou se preparando para terminar ela. Então fiquem ligados porque a dica é boa!

"Mais Rápido e Melhor" continua tendo os mesmos pontos fortes de "O Poder do Hábito": ótima narrativa, exemplos pertinentes que nos ajudam a entender a idéia do capítulo (ao invés de apenas jogar um monte de teoria como outros livros fazem), fatos provenientes de pesquisas científicas e/ou autoridades no assunto e um fluxo que mantém o leitor preso e curioso para saber o que vem pela frente. Novamente, o autor se mostra muito competente em captar nossa atenção e fazer as perguntas certas para esclarecer algumas questões importantes que a gente acaba não parando pra pensar a fundo no dia-a-dia.

Cada capítulo do livro vai focar em um ponto específico, que nem eu ilustrei abaixo. Como a abrangência de assuntos é um pouco maior nesse livro o post ficaria um pouco mais longo, então vou focar naqueles que me chamaram mais atenção e que eu já tenha conseguido aplicar na minha rotina.


MOTIVAÇÃO

O primeiro capítulo traz já de cara a raiz da procrastinação: motivação. Quem aí nunca se perguntou antes de fazer uma tarefa chata: "PRA QUE QUE EU VOU FAZER ISSO"? Não dá pra levantar de manhã e enfiar a cara no trabalho se a gente não quer, certo? Mas tem um jeito de a gente se estimular a fazer essas tarefas: tomar controle da situação e transformar a OBRIGAÇÃO em ESCOLHA. Em um dos (muitos) exemplos do livro, o autor narra um treinamento militar particularmente rigoroso que testava ao extremo a resiliência dos participantes. Em momento onde a vontade começava a vacilar, os instrutores do treinamento instruíram os soldados a fazer uma pergunta simples aos outros, desde que começassem com "por que". Lembrar a si mesmos do porquê de estarem fazendo aquilo dava uma sensação de controle da própria vida e motivava eles mais. Saber transformar uma obrigação em uma escolha é uma habilidade essencial para dar aquele boost de motivação que a gente precisa às vezes.

FOCO

O segundo assunto mais importante (pelo menos na minha opinião haha) é "foco". Agora que a gente já tem a motivação, precisamos ser capazes de manter nossa cabeça na tarefa, certo?  Acontece que, mesmo quando temos a motivação para fazer alguma coisa, distrações acontecem, e nesse momento precisamos ser capazes de manter nossa atenção naquilo que é mais importante. E como fazer isso? Com imaginaçãoImagine como a tarefa vai se desenrolar: quais são as distrações? Quais os resultados esperados? Onde poderemos encontrar algo que nos tire do nosso caminho? O autor chama isso de "modelo mental", e nos apresenta exemplos (como o caso de dois vôos de avião que encontraram sérios problemas) em que ter uma imagem clara em mente do que é esperado ajudou a decidir como lidar com distrações. Esses modelos podem ser construídos por nós mesmos (contando uma "historinha" em nossa cabeça) ou com ajuda de colegas, traçando possíveis futuros para a tarefa. Independente da forma, esses modelos nos ajudam em momentos de distração ou crise.
  
METAS

O próximo ponto que gostaria de comentar é: como traçar metas. Particularmente, eu aprendi que minha produtividade (por mais baixa que possa ser às vezes hahaha) sobe drasticamente quando eu consigo planejar ações. Quebrar uma tarefa grande em pedaços menores tira aquele medo irracional de que não dá pra fazer. Nesse ponto, uma das ferramentas mais legais pra mim foi o método SMART. É importante escolher uma meta aparentemente "inatingível", quebrar ela em metas menores ("atingíveis") e aplicar o método SMART descrito aqui embaixo a essas metas menores, escrevendo os pontos mais importantes sobre elas.


      
          As metas precisam ser claras e objetivas, nada de coisas que não nos leve a lugar algum; precisam ser mensuráveis, para que a gente saiba se ou o quanto estamos caminhando em direção ao nosso objetivo; precisam ser atingíveis (não adianta ter como meta "criar um foguete e ir pra lua amanhã". Precisamos de algo que possamos alcançar. Ir para lua pode até ser uma meta para você, mas a não ser que seu nome seja Elon Musk provavelmente vai ser uma meta inicialmente "inatingível"). Também precisam ser realistas e relevantes (uma boa forma de saber isso é listar as ações que precisamos tomar para alcançar ela e ver se estão ao nosso alcance). Por fim, precisamos ser capazes de traçar um cronograma da tarefa, especificando em quanto tempo iremos concluir uma ou mais etapas dela.




CRIATIVIDADE

O próximo ponto que me chamou a atenção diz respeito à criatividade e inovação. A maioria das pessoas tem uma ideia na cabeça de que tem gente por aí que nasce com dom genético ou divino para inventar coisas novas a partir do mais absoluto nada. Nessa parte, o autor desmistifica isso: na verdade, a criatividade é a capacidade de combinar coisas já existentes de formas que ninguém tenha pensado antes. Além disso, tirar exemplos de nossas próprias vidas pode estimular nosso processo criativo.

Precisamos ter um cuidado especial também ao lidar com momentos de estresse e conforto durante o processo criativo. Ao contrário do que a gente pensa intuitivamente, o estresse pode ser um mal necessário que nos leva a pensar fora da caixa, enquanto o conforto pode ser um grande inimigo que nos impede de ver as coisas por outras perspectivas. Saber lidar com esses momentos é crucial para o trabalho criativo.

UM GUIA PRÁTICO

Para aqueles que acharam que tem muita coisa complexa explicada aí em cima, novamente o autor dá uma ajudinha: assim como no último livro, ele coloca um guia prático de como fazer funcionar essas dicas com exemplos próprios. Nesse caso, ele explica como ele fez para aplicar tudo isso quando precisou escrever esse livro. É uma forma muito didática de enxergar as coisas e eu tenho certeza que todo mundo vai achar utilidade para pelo menos um dos pontos relacionados ao longo do livro.

No meu caso, eu uso muito os pontos de motivação, foco, metas e inovação quando preciso escrever aqui no blog. Ter meus objetivos em mente, planejar minhas ações e buscar inspiração em minha própria vida ou trocando idéias com alguém me ajuda profundamente a tirar idéias do papel e trazer elas aqui para vocês.

Se quiserem conhecer um pouco mais sobre os outros tópicos do livro também, fica aqui a recomendação, essa é uma compra da qual vocês não vão se arrepender.

E aí pessoal, o que acharam? Essa sugestão de leitura de hoje foi um pouco maior, já que o autor traz uma gama de assuntos um pouco mais variada, mas ainda assim é uma leitura super recomendada para todo mundo que esteja precisando de uma ajuda para tirar projetos da gaveta. Se tiverem dúvidas ou sugestões, já sabem. Deixem aí nos comentários tudo o que quiserem saber sobre esse livro ou então perguntem sobre algum assunto que achem interessante. Se a gente puder ajudar, pode contar com a gente!

Jão

19 comentários

  1. Eu confesso que não tenho muita paciência pra esse tipo de leitura, embora eu fique super curiosa pra saber mais sobre organização e como alcançar metas, eu sempre acabo discordando de algumas coisas ou não sabendo totalmente como aplicar. De qualquer maneira, acho que é uma indicação bem legal pra quem procura algo do gênero!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  2. Amo esses livros que instigam nossa melhora interior. Seu post ficou super completo! Já anotei sua dica. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Jão, tudo bem?
    Esse tipo de leitura não faz muito a minha cabeça, mas parece ser uma boa dica pra quem gosta desse assunto! =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Que interessante João. Acho super válido esse tipo de leitura, especialmente se você consegue aplicar os "ensinamentos" no seu dia a dia. Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Adoro esses livros que possuem uma motivam para o leitor! Esse eu não conhecia, mas amei! beijos

    www.achatadebatom.blogspot.com
    Instagram.com/cristiana_nobrega
    Facebook.com/achatadebatom

    ResponderExcluir
  6. Estes livros dão uma ajudada viu? Pelo menos pra organizar alguns projetos que a gente vive adiando...
    Curti o livro!
    bj http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  7. Estou precisando deste livro Jão, ando cansada de ir ao trabalho. hahahahah
    É porque não trabalho na área que me formei e fazem 4 anos que trabalho no mesmo local e não tem perspectiva de crescimento.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Fernanda, eu super te entendo. Acabei de sair da faculdade e entrar no mercado de trabalho e já encontro meus altos e baixos, mesmo estando na minha área de formação. Mas a gente n pode desanimar, o importante é escolher um foco e direcionar nossos esforços para chegar lá. Pode demorar, mas a recompensa chega!
      Boa sorte!

      Excluir
  8. Esse livro parece ser maravilhoso mesmo, fiquei curiosa para ler!
    The Fancy Cats

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia este livro, gostei muito da dica. Estes dias estava vendo vídeos sobre criatividade e inteligências importantes de se praticar nos dias de hoje. Você falou sobre "saber lidar com os momentos" tipo o conforto e no estresse e isso se encaixa perfeitamente na inteligência intrapessoal. Até porque precisamos nos conhecer e saber lidar com nossas emoções para saber trabalhar melhor nossos objetivos. Com certeza uma leitura obrigatória nos dias de hoje, já anotei aqui. Abraços.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Simone! Ainda pretendo estudar mais a fundo e conhecer sobre diferentes tipos de inteligência, principalmente a inteligência emocional. Acho que sem dúvida é uma das que mais precisamos treinar hoje em dia.

      Excluir
  10. Antes eu não lia esse tipo de livro, mas estou ficando velha e começando a ler! hahahaha agora eu tou lendo O Poder do Hábito, confesso que não estou curtindo muito, mas vou adicionar esse nas leituras futuras.


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu fiz um post aqui no blog sobre O Poder do Hábito e achei o livro fascinante. Mas acho que para quem ainda não encontrou o gosto pelo gênero o melhor é ler dois livros ao mesmo tempo, de gêneros diferentes. Eu mesmo gosto de separar pelo menos meia hora toda manhã para alguma leitura em desenvolvimento pessoal, mas sempre leio um ficção pela tarde ou noite. Acho que ajuda a distrair um pouco hahah.

      Excluir
  11. Esse livro parece ser muito bom. Eu tenho um sério problema com esse tipo de livro, no decorrer da leitura eu entendo tudo e dá vontade de colocar tudo aprendido em prática, depois eu não consigo lembrar de nada e fico super frustrada
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tay! Realmente, essa pode ser uma grande frustração às vezes hahaha. Mas acho que o importante é entender que nem sempre você precisa aplicar tuuuudo o que vê naquela hora. Um bom exercício é anotar as idéias mais legais que você tiver no decorrer da leitura e separar um tempo para pensar em como colocar em prática. Mesmo que seja mais difícil de início, com o tempo o processo se torna mais natural.

      Excluir
  12. Eu também amo ficção, me fascinam... Não conhecia esse livre, mas, parece ser bem interessante ... Vou colocar na lista.. Ah, e colocar em prática, pois nada melhor que aprender e entender, rs ...

    Daniele

    Dezesseis

    ResponderExcluir
  13. Eu acho interessante livros assim, que me fazem refletir. Isso da motivação é assim mesmo, acabamos vendo as coisas como obrigação, mesmo quando são coisas legais, mas que se a gente faz todos os dias, acaba virando uma obrigação e não é assim que tem que ser. Eu estou quase desistindo de tudo que eu estava no caminho no quesito profissão. Desisti de design por conta de alguns imprevistos, desisti de trabalhar em agência de publicidade, também por causa de alguns imprevistos. Então agora ando me sentindo perdida mesmo. Esse livro pode até ser a luz mesmo. Valeu a indicação!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que legal, adorei a indicação e fiquei com vontade de ler também,adorei isso do método SMART!!

    Beijos
    Mari Dahrug
    http://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amei muito essa dica. Quero muito ler esse livro agora hahaha

    Eu li algumas coisas a respeito desse modelo mental. Era um estudo com jogadores de basquete que treinavam fisicamente e alguns mentalmente. No fim, os que não se exercitaram fisicamente se saíram relativamente bem porque eles tinham tudo 'planejado' na mente. É bem legal esse método!

    Beijos

    ResponderExcluir

TOPO