A BUSCA PELO MINIMALISMO (OU ESSENCIALISMO)


Com certeza vocês já ouviram falar do tal "minimalismo". Seja em blogs, canais no youtube ou sites por aí. Talvez aquela menina que tem um apartamento minimalista ou aquele cara que tem um estilo minimalista ou aquele vídeo que fala como se tornar minimalista em 5 passos. Mas a verdade é que  minimalismo não é bem isso. Cada um tem um ponto de vista, mas pra mim (depois de pesquisar, ler e assistir sobre o assunto) é um estilo de vida e uma ferramenta, com o propósito de simplificar sua vida e fazer com que você seja mais feliz e dê mais valor ao que realmente importa.

Quando eu vim morar com o Jão, por exemplo, tive que abrir mão de bastante coisa material, já que moramos em um apartamento pequeno e eu iria dividir o armário com ele. Acabou que não sinto falta de praticamente nada do que deixei pra trás e ainda acho que posso diminuir o que tenho aqui.

Hoje vou compartilhar com vocês o que eu fiz até agora e porque esse processo tem me deixado mais feliz. :)

SHOPPING NÃO É MAIS PASSEIO 
Antes era meu lugar favorito. Se alguém falasse "vamos no shopping" eu largava qualquer coisa pra ir e ficava bem chateada se voltasse pra casa sem nada. OI? Pois é. Agora eu só vou no shopping quando realmente preciso de algo lá, ou pra comer, essas coisas. 

DOEI MAIS DA METADE DAS MINHAS ROUPAS
Isso já vem há algum tempo, até mesmo antes de me mudar. Eu comecei a perceber que eu usava sempre as mesmas roupas, porque são as peças que eu realmente amo! E tudo aquilo que eu não usava e nem pensava em usar, eu dei pra amigas minhas. Ainda quero diminuir mais, porque sei que tem umas coisas que podem ir embora. HAHA Fico feliz em saber que outras pessoas gostam e vão usar muito mais do que eu! :)

NÃO PERCO MAIS TEMPO COM PESSOAS NEGATIVAS
Se você acha que minimalismo é ter uma casa toda branca e 30 peças de roupa ou que é baseado apenas em coisas materiais, está enganado! Você pode ser minimalista em tudo e hoje sou assim com amizades. Não consigo passar mais de 10 minutos de conversa sem propósito, com pessoas que estão sempre falando algo negativo sobre a vida ou sobre alguém. Prefiro ficar lendo um livro sozinha ou conversando sobre assuntos que realmente importam e acrescentam algo na minha vida. Prioridades.

NÃO DEMORO HORAS PARA ME ARRUMAR
A maquiagem é sempre a mesma. As roupas são todas as que eu gosto, então não tem porque demorar pra escolher (desde que elas estejam lavadas HAHA). Fim. Se eu antes demorava pelo menos 1 ou 2 horas pra decidir tudo, agora eu demoro 30 minutos. Sabe o drama de "não tenho roupa pra sair" tendo um armário lotado de coisa até com etiqueta? Pois é, não sei mais o que é isso e a sensação é incrível! JURO.

Quero deixar claro que cada um sabe aquilo que precisa eliminar na sua própria vida para se sentir melhor e mais leve. Pra mim tem sido dessa forma, mas não quer dizer que pro Jão seja assim ou pra você ou pra qualquer outra pessoa. O fato de ter muitas escolhas sempre me deixou ansiosa e eu acabava ficando parada ou fazendo o que não queria (e me arrependendo depois). É como se eu estivesse em uma busca por liberdade e isso tem me deixado mais feliz. 

A verdade é que ando cansada de ver as pessoas consumindo por consumir, sem pensar, sem priorizar. Vivendo uma vida onde o foco é ter seguidores, mostrar o celular de última geração ou compartilhar quantas coisas compraram na última viagem. Cansada de estar em um grupo de amigos e acabar olhando mais pra tela do celular do que pra pessoa do meu lado. Parece que estamos vivendo em um mundo consumista, egoísta e sem propósito. Acredito que o minimalismo seja uma saída para uma vida mais completa e menos vazia.


Tenho pesquisado bastante sobre o assunto e acho que vale muito a pena compartilhar aqui, então falem nos comentários se vocês tem interesse. :) Um beijo! 

18 comentários

  1. Mantenho sempre essa frase na minha cabeça "eu preciso disso?" se a resposta for não, eu não compro, mas confesso que às vezes se torna muito difícil. Tento sempre ser forte. Adoro o blog de vocês. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Preciso muito fazer uma limpa no meu guarda roupa, até mesmo de roupas "novas" que eu nunca usei, porque afinal se eu nunca usei, pra quê ficar aqui né? Isso de ir no shopping pra mim era diversão também, até o momento que eu fui demitida e tive que segurar meu dinheiro, haha! Hoje me seguro apenas pra comprar o básico mesmo. Isso de não perder tempo com pessoas negativas ou que me colocam pra baixo é um dos pontos que eu venho trabalhando desde o ano passado, e até que to tendo sucesso. Esse 4º item que você mencionou, seria um alivio pra mim. Porque eu sempre sou a última a me arrumar, principalmente por causa da maquiagem. E não é porque eu fico me maquiando lindamente, com sombras diferentes nem nada não, na real é bem difícil eu usar sombra, minha maquiagem é bem básica até. O meu problema é que eu fico querendo esconder tooodas as imperfeições da minha pele, como marca de espinhas, as espinhas em si e as olheiras. Aí fico horas passando corretivo e pó compacto pra esconder tudo. Gostei MUITO do seu post que até salvei nos favoritos pra todo mês dar uma olhada e checar se consegui fazer isso pra adiantar minha vida e não atrasar.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes eu acho difícil afastar algumas pessoas negativas, porque elas são do meu convívio, sabe? Tipo trabalho e tal. Mas a dica é pelo menos desviar o assunto quando a pessoa chegar com negatividade e coisas bad vibes! Haha Estou em um processo de mudança de carreira (quero muito largar meu emprego e virar freelancer), então tenho que me preparar mais ainda com relação aos gastos, igual quando você foi demitida! Haha Acaba que a gente percebe que gasta com coisas que nem precisava né? Eu já fui beeem assim com maquiagem, de querer cobrir todas as minhas imperfeições e perdia horas retocando cada pontinho com corretivo, etc. Mas nós somos perfeitas do nosso jeitinho! Eu confesso que me sinto muito melhor depois de colocar base, porque da uma harmonizada né haha mas corretivo nem uso mais, nem nas olheiras. Acho que é uma questão de costume mesmo. Que alegria saber que você salvou meu post nos favoritos! Sério, fiquei muito muito feliz em ler seu comentário. <3

      Excluir
  3. Olá! Primeiramente quero dizer que amei esse blog! ♥ Já está no meu blogroll pra sempre visitar aqui.
    Fê e Jão é uma combinação de nomes que só lembra coisa boa (feijão).
    Bom, eu gosto sempre de pensar em minimalismo, mas acho que é algo que estou conseguindo aderir gradualmente.
    Gostei da ideia de que shopping não é passeio, e quero colocar em prática. Eu tenho bastante roupas que nunca uso e que não sei combinar, e as vezes até deixo algumas para doação, mas ainda preciso aprender a ter apenas o que realmente é necessário.
    Gostei muito do post e de como você abordou assuntos importantes.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que feliz saber que você gostou! Muito, muito obrigada! A ideia do nome acabou sendo essa mesmo, de parecer que a gente está falando feijão hahaha. <3 Acho que essas mudanças tem quer acontecer devagar mesmo, comigo está sendo assim também! Aos pouquinhos a gente vai conseguindo mudar uma coisinha aqui, outra ali e vendo o que realmente nos completa e faz feliz. Com relação a não saber combinar as peças de roupa, eu passava muito por isso também! Aí acabava que tinha várias coisas legais, mas não usava porque não conseguia juntar com outra peça. Hoje eu tento optar por peças mais neutras justamente por isso! Fica bem mais fácil combinar. Haha Quando a peça é estampada, eu acabo usando o fundo da estampa como referência pra outra parte da combinação. Por exemplo, tenho uma blusa que é toda colorida, mas o fundo dela é branco, aí acho que fica linda com uma calça branca. Já tive também uma calça que era estampada com preto, aí sempre ficava legal com uma blusinha preta. Vê se funciona assim pra você! :D No Pinterest as vezes também tem ideias legais se você pesquisar por um item específico, tipo "look com calça vinho". Daí vem um monte de inspirações legais. Um beijo! <3

      Excluir
  4. Amei seu blog! E preciso confessar que quando o assunto é minimalismo eu sou um fracasso eu preciso de férias para rever tudo que eu tenho e repensar sobre o que eu preciso!
    O minimalismo é algo necessário sem duvidas alguma. Eu gostei das dicas que você deu e algumas informacoes também.

    www.descrevendonuvens.com

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho bastante desapego com roupas que eu percebo que não estou usando, mas confesso que ainda adoro comprar roupa nova rs. Mas nessa questão de "amizades", pratico também!!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o nome do blog. Fe e jão, me lembra feijão que é tão bom.
    Eu estou tentando melhorar, não sei se um dia poderei dizer que sou minimalista, mas estou eliminando tudo o que não me faz bem. Estou me afastando de pessoas que nada me acrescenta e buscando só boas amizades. Também me livrei de um monte de roupas que eu não precisava. Doei para quem irá fazer um melhor uso delas e nem sinto falta de nada.
    Só demoro para me arrumar porque gosto de fazer tudo com calma, mas na maioria das vezes não uso maquiagem porque não posso.
    Quanto ao shopping só vou pra andar e só compro algo se estiver na promoção.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre achei estranho as blogueiras que falam que são minimalista mas na verdade só gostam de uma decoração clean e tem mais de 100 sapatos, nunca fez sentido pra mim. Eu amo decoração divertida e com várias cores, mas na minha vida eu sempre fui minimalista, doou roupas sempre e não tenho apego com nada material, então acho que posso me considerar minimalista!
    Amei o seu post, com certeza esse estilo de vida vai te deixar mais feliz tendo só o que realmente importa! :)
    http://www.corujasemasas.com.br
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
  8. Uma iniciativa corajosa, pois todos sabemos o quanto é difícil esse "estilo de vida". Que bom que você está conseguindo! Eu sou desapegada com algumas coisas e com outras não.. preciso aprender mais :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que tem sido mais fácil do que eu pensava? Haha Acaba que as coisas vão fazendo sentido ao longo do caminho. As vezes complica um pouquinho porque no fundo todo mundo tem uma pontinha de mania ou sei lá o que, de manter/fazer/comprar aquilo que não precisa. Mas aos pouquinhos a gente sempre pode melhorar nosso estilo de vida. :D Beijos!

      Excluir
  9. Acho bem legal a ideia do minimalismo
    eu adotei algumas coisas!
    Beijos!!



    Jéssica R. Coelho Blog

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu era dessas que acham que minimalismo se trata de decoração e roupas clean. Inclusive achava que não podia ser minimalista porque gosto de cores, vê se pode HAHAH. Ultimamente ando consumindo muito conteúdo sobre esse estilo de vida, gostei que você também classificou como ferramenta, acredito que pra mim é exatamente isso. Ainda estou num processo (mas afinal de contas, sempre estamos, né?), e já sinto várias dessas coisas que você citou. Me arrumo mais rápido, uso o que gosto, mantenho na minha vida só o que e quem importa. Gostei bastante do seu pequeno guia pro minimalismo <3 Você conhece o canal da Marieli Mallmann? Ela tem ideias bem parecidas com as suas, acho que vai gostar :)
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Acho que todos nós passamos por isso de achar que não pode ser minimalista por causa de cores/estampas/etc! Haha Como o minimalismo tá muito em alta em blogs e tudo mais, a gente acaba achando que não se encaixa naquele perfil. Tem muita gente "vendendo" que é ter um apartamento clean, usar preto e branco, ou ter x coisas. Não é nada disso! Haha Quando eu comecei a ler mais e entender melhor, vi que eu já até praticava e nem sabia que era uma coisa minimalista. Concordo muito que estamos sempre em um processo! Sempre podemos melhorar um pouquinho e conhecer mais de qualquer coisa! Tem sido muito libertador. Eu conheço o canall da Marieli sim, mas ainda não vi os vídeos dela sobre o assunto! Vou dar uma olhada. Muito obrigada pela dica e pelo seu comentário. <3 Beijos!

      Excluir
  11. Oi Fê, concordo muito com você. As pessoas andam falando muito sobre minimalismo, mas parece que não entendem muito bem o que existe por trás do conceito. Eu sempre penso que o minimalismo tem muito a ver com uma vida mais leve e mais focada nas coisas que realmente importam ~ e todos sabemos que essas coisas não são materiais, né? Adorei o post!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, realmente é um caso que me fez parar pra pensar. Adorei saber sua opinião sobre o assunto. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu acho legal essa abordar essa questão do minimalismo não sendo apenas roupas e feed de instagram haha!
    EU não curto na verdade, gosto sim de ter meu guarda-roupa cheio e demoro pra me arrumar, mudo a make e adoro ir no shopping, porém não me faz falta alguma sair de lá de mãos vazias, na verdade adoro passear no shopping e raramente compro algo.
    Só utilizo o minimalismo no quesito pessoas negativas e chatas mesmo, de resto sou bem feliz sendo consumista hahaha!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

TOPO