LIVROS QUE MUDARAM MINHA VIDA - O PODER DO HÁBITO

Fala galera, tudo bom? Jão aqui desta vez experimentando uma idéia nova aqui para o blog.

Ultimamente eu e a Fê temos nos perguntado muito sobre os rumos que vamos dar para nosso blog (principalmente considerando que ele está em na sua infância) e quais os assuntos mais legais e construtivos para discutir com vocês. Algumas das coisas que chamam muita nossa atenção são viagens, fazer (ou tentar haha) comidas deliciosas e projetos de DIY. Mas outros hobbies e hábitos que podemos compartilhar com vocês também fazem parte de nossa rotina e hoje eu quero trazer algo que particularmente me traz muita satisfação: a leitura.

Sempre gostei muito de ler desde criança livros de ficção e aventura. Infelizmente deixei esse costume de lado por alguns anos durante minha adolescência (o video game era bem mais atraente nessa época hahaha), mas o retomei depois de mais velho. Embora ainda goste muito da área de aventura, graças a um mentor que tive durante um breve estágio em São Paulo aprendi a importância de voltar minha atenção para livros relacionados ao desenvolvimento pessoal. Desde então venho dividindo minha atenção entre essas áreas, buscando uma boa ficção para relaxar e me distrair e um livro de desenvolvimento para me aprimorar tanto pessoal quanto profissionalmente. 

Hoje vou falar com vocês sobre um dos primeiros livros na área de desenvolvimento com o qual tive contato e que abriu meus olhos para o mundo de possibilidades que conseguimos encontrar dentro de algumas páginas. O livro se chama "O Poder do Hábito", de Charles Duhigg e é definitivamente um queridinho entre aqueles que o conhecem e se interessam por essa área.

O Poder do Hábito, como o próprio nome sugere, nos traz a ciência e prática por trás de nossas rotinas e hábitos diários. O livro começa nos explicando o que é um hábito , mostrando a importância que eles têm em nossas vidas e como eles podem ser entendidos e manipulados a nosso favor. 

O autor explica que um hábito é uma tarefa que conseguimos executar de forma automática e repetitiva sem muito esforço mental, e quebra o processo de realização de um hábito em três etapas principais:

  • Deixa: é o gatilho para o hábito, aquilo que faz com que nós iniciemos uma tarefa automática.
  • Rotina: é o procedimento do hábito em si, aquilo que nós fazemos assim que nos deparamos com um gatilho.
  • Recompensa: o "prêmio" que nós esperamos receber ao final da tarefa. Embora nem sempre estejamos cientes disso, sempre executamos um hábito esperando alguma coisa em troca.

Partindo desses três pontos básicos, o autor propõe que nós podemos parar com hábitos destrutivos ou estabelecer hábitos construtivos em nossa rotina (embora isso possa exigir tempo e esforço consideráveis). Para conseguir isso, precisamos identificar ou estabelecer um gatilho que nos leve à realização da rotina em questão. Nesse ponto, a recompensa torna-se crucial: precisamos de algo que nos dê satisfação ao fazer essa tarefa, ou então não teremos estímulos para completá-la. Um exemplo muito curioso que é mostrado a respeito disso é o da pasta de dentes: quando ela foi concebida, poucos eram as pessoas que conseguiam escovar seus dentes regularmente. Foi apenas depois que as pastas passaram a trazer aquele frescor de menta que deixam em nossas bocas que sua popularidade explodiu. A explicação? Quando a pasta não trazia nenhum frescor adicional, as pessoas não viam nada de especial no ato de escovar os dentes, mesmo que estivessem cientes de que não o fazer poderia ser prejudicial. Mas ao adicionar o frescor no final da escovação, elas se sentiam recompensadas, pois tinham uma sensação de limpeza maior. Isso criava um anseio que as levavam a utilizar a pasta com maior frequencia.
Loop do hábito. Fonte: "O Poder do Hábito"

Nesse ponto, é importante lembrar novamente que somos seres cujas vidas giram em torno de hábitos. Estamos sempre desempenhando tarefas de forma automática, seja ao escovar dentes, preparar e tomar café ou até mesmo dirigir um carro. Dessa forma, precisamos manter em mente que para sermos pessoas de sucesso (independente do que seja a definição de sucesso para você), precisamos de hábitos que nos levem ao sucesso. Precisamos estabelecer deixas ou mudar rotinas que possibilitem nosso desenvolvimento contínuo.

Se você está lendo até aqui pode estar pensando: "Beleza, conversa legal, mas pra mim isso só é um monte de teoria". Não se preocupe quanto a isso, o livro é RECHEADO de exemplos e estudos de caso. Na verdade, toda a teoria é construída em cima deles e cada capítulo traz mais de um, o que torna a leitura bem fluida. 

"Mas Jããão, eu odeio esse tipo de leitura, parece ser muito entediante e esse tipo de conversa não me chama a atenção". Eu pensava assim também e acredite: esse livro vai conseguir mudar sua perspectiva. O autor é excelente na hora de escrever e transmitir suas idéias. Os exemplos de caso são histórias muito bem contadas e várias vezes o autor interrompe a narrativa para trazer alguma explicação ou passar para outro caso, retomando o caso anterior em outro momento pertinente. Isso ajuda a aguçar a curiosidade sobre o que está por vir e mantém a gente preso ao livro.

No decorrer do livro, o autor discute hábitos individuais, de empresas e de sociedades, mostranto como eles são importantes tanto na escala micro quanto na macro. Ao final, nos é apresentado um guia de como usar as idéias no livro de forma prática, condensando os conceitos principais em um "passo-a-passo" para mudar/implementar hábitos em nossa rotina.

No geral, achei uma leitura muito recompensadora, e desde então fiquei empolgado para tentar colocar em prática alguns dos conhecimentos que adquiri. Uma das primeiras coisas que eu fiz quando terminei o livro foi perceber um hábito que me faz procrastinar imensamente: ficar no celular perdendo tempo em facebook ou blogs aleatórios (devo ter perdido anos de vida no 9gag hahaha). Percebi que sempre sacava o celular quando ficava em momentos de ócio, mesmo que breves (gatilho). Então, ao invés de entrar nos sites de costume (cheguei a desinstalar o app do face do meu smartphone), passei a pegar algum livro para ler no meu app do kindle. Não procurei exatamente eliminar o hábito de pegar no celular, mas sim de extrair algo construtivo dele. Hoje em dia, e-books e audiobooks nos permitem ficar sempre conectados a algum livro de nosso interesse, e é sempre bom saber explorar essas possiblidades.

E aí, o que acharam? Se quiserem saber de mais livros para ler não deixem de comentar para discutirmos aqui sobre eles. Para aqueles que estão mais interessados em aventuras e ficção, prentendo trazer algumas sugestões aqui também , então fiquem ligados. A gente se vê!

Jão

21 comentários

  1. Oi! Primeira vez aqui no blog de vocês.
    Eu estou bem curiosa para ler esse livro, vejo muitos comentários positivos. Aprender a ter uma rotina e trabalhar da melhor forma nosso tempo é muito bom. E parabéns por ter voltado a ler, resenhas é incrível. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e bem-vinda!
      É realmente um livro muito bom. Fique ligada que a gente pretende trazer várias outras dicas ainda!

      Excluir
  2. Uau, que resenha maravilhosa. Ainda não conhecia esse livro mas amo este tipo de leitura, já anotei a dica! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, acredito que combina super comigo. Amei a resenha, beijos
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que demais. Sério! Eu ainda não conhecia esse livro, mas já anotei aqui na minha wishlist de livros pra Bienal, rs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que louca essa perspectiva, achei bem interessante! Fiquei curiosa pra ler o livro. Obrigada por compartilhar a dica


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia esse livro, só que parece ser uma leitura muito agradável e que podemos tirar lições. Acho que nunca é bom ficar muito tempo num hábito, pois acaba que nos priva de viver coisas diferentes
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Jão, tudo bem?
    Achei a resenha muito interessante, justamente porque fez eu me interessar pelo livro mesmo não sendo nem um pouco fã desse estilo de obra. =) Gostei.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Priscilla, como eu disse eu também não era muito fã do estilo, mas recomendo muito justamente por mudar minha visão a respeito.
      Se curtir ficção fica ligada aí que a gente vai trazer umas sugestões com o tempo também!

      Excluir
  8. Parabéns pela sua resenha, ficou muito boa. Achei o tema do livro bem interessante e fiquei com vontade de ler!

    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  9. eu tenho vontade de ler esse livro. Nunca tinha visto resenha, mas li o enredo dele num site de livros uma vez e gostei.
    Sua resenha ficou ótima e ando precisando mudar uns hábitos tb!
    bj http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  10. Achei bem legal a dica Jão. A história da pasta de dente é bem interessante. Realmente tenho alguns maus hábitos, é preciso muita força de vontade e também colocar em uma rotina contínua pra mudar totalmente.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Parece um livro muito interessante mesmo! Fiquei bem curiosa.
    Beijos ,The Fancy Cats

    ResponderExcluir
  12. Oi Jão, eu já tinha ouvido falar nesse livro, mas nunca soube assim com detalhes do que se tratava. Achei BEM interessante. E livro bom é assim: te estimula MESMO a repensar a vida e, nesse caso específico, a eliminar os hábitos nocivos. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  13. Eu já esbarrei nesse livro algumas vezes na livraria, mas ainda não li. Gosto muito desse tipo de leitura. Acrescenta tanto, né? E sempre termino querendo praticar tudo o que aprendi na teoria. Dica mega anotada! Tem um que eu li recentemente, que me ajudou muito. Fica a dica ó: Eu sou as escolhas que faço! Vale muito a leitura!

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Nossa eu sou do tipo bem eclética com relação a livros e amei a dica, já quero ler kk' ainda mais você dizendo que o livro não é cansativo haha' gostei mesmo.


    abobrinhacomchocolate.com.br

    ResponderExcluir
  15. Sempre li muitos comentários positivos sobre esse livro, mas nunca havia me interessado de verdade em lê-lo. Mas depois do seu testemunho, acho que mudei de ideia kkkkkkkk. Vou procurá-lo hoje mesmo!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante a ideia do livro, gostei e fiquei curiosa para ler, embora não sou fã de leitura mas quando o livro é de crescimento nunca é demais....muito boommm a sua indicação!

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  17. Já anotei para lermos por aqui também.

    Beijos

    Lado Feminino :)

    ResponderExcluir
  18. Acho legal trazerem a literatura também pra cá. Eu não conhecia esse livro, mas o exemplo da pasta de dente foi muito bom, consegui entender a essência do livro e agora quero ler. Eu costumo dar chance para todos os livros e de todos os gêneros, até porque só posso dizer que um livro é entediante ou não, depois de lê-lo né? Você comentando desse seu hábito de pegar o celular em momentos de ócio, é exatamente o que eu faço sempre. To mexendo no computador e o PC trava? Já pego no celular pra fazer alguma coisa nele, nem que seja só desbloquear a tela. É muito louco isso. Por sorte não me distraio tanto no Facebook e até consigo ficar sem mexer nele por dias, o Instagram é que eu curto mais pelo fato de ser visual então é mais fotos e vídeos aí sim eu perco ali um bom tempinho rolando o feed, haha! Gostei da resenha!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  19. Nossa, amei muitoooo essa dica!!! Fiquei super ansiosas para ler.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir

TOPO